Publicidade

Tempo Real

Como fica o funcionamento da Bolsa e bancos no feriado de 9 de julho?

Os moradores de São Paulo devem ficar atentos aos expedientes de bancos e da bolsa durante o feriado

Como fica o funcionamento da Bolsa e bancos no feriado de 9 de julho?
O mercado financeiro terá horário diferente durante o feriado. Imagem: Adobe Stock

Os moradores do estado de São Paulo terão um feriado na próxima semana: o dia 9 de julho, que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932. Assim, na próxima terça-feira, aqueles que pretendem realizar movimentações bancárias precisam estar atentos aos expedientes do mercado financeiro para não terem surpresas.

A B3, bolsa de valores brasileira, informa que estará aberta normalmente, realizando todas as negociações nos horários usuais – de 10h às 16h59. No caso dos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indica que as agências paulistas estarão fechadas nesse dia.

Dessa forma, é recomendado que as movimentações financeiras e pagamentos de contas sejam antecipadas para evitar atrasos ou multas. De acordo com a assessoria da Febraban, “as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período. Somente o Pix ”, informa em nota.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por sua vez, diz que não haverá expediente na regional em São Paulo. Por outro lado, a sede no Rio de Janeiro e a regional de Brasília funcionam normalmente.

O feriado celebra o movimento do Partido Republicado Paulista (PRP) contra o governo provisório de Getúlio Vargas, na intenção de criar uma nova constituição para o Brasil. Na época, o mote principal dos protestos era a exigência de uma constituição democrática, formando uma oposição contra o governo centralizador e autoritário de Vargas.

Em 1997, a aprovação da Lei Estadual 9.497 permitiu que o estado de São Paulo instituísse o feriado de 9 de julho dentro do seu calendário oficial de datas comemorativas. Vale lembrar ainda que a data é considerada como feriado, e não ponto facultativo, mas apenas no estado paulista.