Publicidade

Tempo Real

Como proteger a carteira em momentos de incertezas econômicas? UBS responde

Em análise, executivo do banco faz um comparativo entre o cenário de juros no Brasil e Canadá

Como proteger a carteira em momentos de incertezas econômicas? UBS responde
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

Ter um portfólio equilibrado em momentos de incertezas econômicas globais é o principal fator para a proteção da carteira dos investidores, segundo Andre Bannwart, head do UBS Evolution & head de Funds Solutions Brasil no UBS GWM. O executivo faz um comparativo ainda entre Brasil e Canadá, onde a economia aqui indica por juros mais alto, enquanto no país da América do Norte o cenário é de juros mais baixo. Bannwart lembra que está posicionado em juros nos dois mercados, mas em direções opostas.

“O Canadá vem de alta no desemprego passando da casa dos 4% para 6% e com atividade econômica apresentando queda. Com este cenário, o Banco Central do Canadá iniciou o corte de juros por lá duas reuniões antes do primeiro corte realizado pelo Fed [Federal Reserve, banco central dos EUA]. Já o Brasil vem de um aquecimento econômico e queda no desemprego, porém, com desancoragem da inflação, fazendo com que o Banco Central eleve os juros”, explica.

Outro ponto destacado por Bannwart é o cenário eleitoral que se desenha nos Estados Unidos após a eleição de Donald Trump e a futura política de imigração americana, que pode trazer uma desaceleração da economia. Segundo o executivo do UBS, o atual presidente americano, Joe Biden, deixou uma política de imigração mais frouxa, com os imigrantes ocupando sub-empregos, sem competir com o trabalhador americano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Esse cara está no sub-emprego, mas consumindo, buscando crédito para comprar sua casa própria. Calculamos que um terço do PIB [Produto Interno Brasileiro] americano vem do trabalho desse imigrante. Se o Trump endurecer as regras de entrada no país, ou até mesmo deportar alguns imigrantes, vemos um cenário de retração do PIB dos Estados Unidos”, explica Bannwart, durante evento do UBS para investidores.