Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues – Após encerrar um ciclo de 12 altas consecutivas da Selic e manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano – em decisão dividida no colegiado – o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avisou que poderá retomar o aperto se a inflação não cair como o esperado no período à frente.
“O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, destacou o Copom.
No comunicado da decisão, o BC renovou a ênfase na estratégia de manter a Selic em níveis mais altos por período mais longo, mas lembrou que seguirá “vigilante” até que as expectativas de inflação voltem a estar ancoradas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação. O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, repetiu o comunicado.