O presidente do BTG Pactual (BPAC11), Roberto Sallouti, afirmou que a concorrência entre as plataformas de investimento está mais madura atualmente do que no passado, quando o custo de capital estava muito baixo.
Leia também
Sallouti lembrou que poucos anos atrás, haviam players com custo de capital muito baixo, com recursos disponíveis para vários anos e que investiram pesado em marketing e aquisições. “Muitos não atingiram escala e muitas das aquisições que fizemos vieram em função exatamente disso”, disse.
Ao mesmo tempo, Sallouti afirmou que os incumbentes reagiram e alguns dos novos amadureceram. “Estamos muito satisfeitos que o mercado impôs disciplina de capital e, dessa forma, não existe mais uma competição irracional. Preferimos as condições atuais, do que a vista anos atrás”, acrescentou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Sallouti afirmou que a própria plataforma do BTG vive atualmente um período mais maduro, em termos de tecnologia, de produtos e de desenvolvimento dos canais. “A maior parte do fluxo de recursos para a nossa plataforma é orgânico agora, embora continuemos investindo na aquisição de clientes, mas especialmente nos beneficiando dos investimentos e tudo o que fizemos nos últimos seis anos”, disse.
Aquisições
O presidente do BTG Pactual afirmou ser possível “esperar” que outras aquisições sigam a mesma estratégia de negócio que levaram o banco as duas aquisições mais recentes, Magnetis e Órama. Sallouti lembrou que o BTG fez a aquisição da Magnetis em função do produto de advisory, o qual o banco não tinha, e a Órama, por trazer escala e eficiência à plataforma de investimento criada pelo banco.
“Sim, deve considerar aquisições nessas linhas”, respondeu Sallouti à pergunta de analista sobre quais são as operações de M&A que o banco está prospectando ativamente nesse momento.