As agências bancárias, que costumam abrir das 10h às 18h, retomam o atendimento normalmente nesta sexta-feira (2), com funcionamento regular tanto nos serviços presenciais quanto nos canais digitais. Por isso, contas com vencimento nesta data devem ser pagas e perdem o direito à prorrogação.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que, se uma conta ou boleto vencer em um dia de feriado ou no último dia útil do ano, o pagamento poderá ser feito no dia útil seguinte sem acréscimos – neste caso, hoje. Em geral, os tributos (federais, estaduais ou municipais) já têm suas datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados.
Para aqueles que puderam emendar o feriado, estão fora da cidade ou retornam no domingo, por exemplo, recomenda-se agendar os pagamentos via canais eletrônicos, como internet banking, aplicativos ou caixas eletrônicos, como recomendou a Febraban.
Desde que o pagamento seja efetuado até o próprio dia 2, não haverá cobrança de juros ou encargos adicionais.
Outros serviços que voltam a funcionar normalmente
Além das agências bancárias, diversos outros serviços voltam a funcionar normalmente nesta sexta-feira (2) após o feriado do Dia do Trabalho:
A B3 retoma seus serviços?
Nesta sexta-feira (2), a B3 retoma integralmente suas atividades. Voltam a ocorrer normalmente as negociações de ações no mercado à vista, bem como as operações com derivativos, incluindo contratos futuros e opções. O mercado de câmbio também é reativado, com a retomada das operações prontas e derivativos cambiais.
Além disso, voltam a funcionar os serviços de negociação e registro de títulos públicos e privados, como debêntures e certificados de recebíveis, tanto imobiliários (CRI) quanto do agronegócio (CRA). Também são retomadas as operações com fundos de índice (ETFs), o mercado de empréstimo de ativos — como o aluguel de ações —, e os serviços da Central Depositária de Renda Variável, responsável pela custódia e movimentação desses ativos.
A compensação e liquidação de operações, executadas pela Câmara B3, e a movimentação de garantias associadas às transações financeiras também voltam a ocorrer normalmente, sem qualquer alteração nos horários de funcionamento habituais. Dessa forma, o mercado financeiro brasileiro retorna à sua rotina completa de negociações e serviços.
Em quais feriados os bancos fecham?
Seguindo a Resolução nº 4.880 de 2020 do Conselho Monetário Nacional, alguns feriados, considerados nacionais, implicam na interrupção do expediente bancário. O primeiro feriado bancário de 2025 foi o dia 1º de janeiro (Ano Novo). Ao longo do ano, os outros serão:
- 1º de maio: Dia do Trabalhador;
- 19 de junho: Corpus Christi;
- 7 de setembro: Independência do Brasil;
- 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro: Dia de Finados;
- 15 de novembro: Proclamação da República;
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro: Natal;
- 31 de dezembro: último dia do ano.