Últimas notícias

Com covid e guerra, fatores de oferta causam alta da inflação, diz Fed

Adam Hale Shapiro, do Fed de São Francisco, também citou problemas envolvendo a guerra na Ucrânia

Com covid e guerra, fatores de oferta causam alta da inflação, diz Fed
Nuvens sobre a sede do Federal Reserve, banco central dos EUA, em Washington 26/05/2017 REUTERS/Kevin Lamarque

Por Ilana Cardial – O Federal Reserve (Fed) de São Francisco concluiu que fatores ligados à oferta são responsáveis por mais da metade do alto nível da inflação de 12 meses medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. A afirmação foi feita em estudo publicado nesta terça-feira.

Em parte, tal parcela reflete os gargalos de oferta com contínua escassez de mão de obra e interrupções de suprimentos globais ligados à pandemia e à guerra da Rússia na Ucrânia, disse o vice-presidente do Departamento de Pesquisa Econômica do Fed de São Francisco, Adam Hale Shapiro, no documento. “Embora os fatores de demanda tenham desempenhado um papel importante na primavera de 2021, eles explicam apenas cerca de um terço dos recentes níveis de inflação elevados”, afirmou. “Fatores que não podem ser rotulados como demanda ou oferta também estão desempenhando um papel não trivial.”

Uma vez que choques de oferta aumentam preços e pressionam a atividade econômica, a prevalência de fatores ligados à oferta elevam os riscos de que os Estados Unidos entrem em um período de baixo crescimento e de níveis elevadores de inflação, alerta o documento. A análise aponta que o risco depende “crucialmente” do período em que durarem a escassez de mão de obra e as interrupções no fornecimento global. “Ainda que haja ampla expectativa para que tais interrupções tenham alívio neste ano, esse resultado é altamente incerto”, observa Shapiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos