Últimas notícias

Credit Suisse eleva previsão de Selic para 9,75% em 2022

Antes, o banco estimava que, ao atingir os 8,25%, o Banco Central iria encerrar o movimento de alta dos juros

Credit Suisse eleva previsão de Selic para 9,75% em 2022
Fachada de um prédio do Credit Suisse, em Winterthur, na Suíça (Foto: Reuters/Arnd Wiegmann)

(Estadão Conteúdo) – O Credit Suisse elevou a projeção de Selic terminal neste ciclo de 8,25% para 9,75%. Antes, o banco estimava que, ao atingir os 8,25%, o Banco Central iria encerrar o movimento de alta dos juros. “No entanto, acreditamos que a autoridade monetária precisará aumentar ainda mais a taxa de juros nominal à medida que o cenário de inflação piora”, comenta a instituição, em relatório.

Em termos de distribuição das elevações, na visão do Credit, o BC irá elevar a Selic em 1 ponto porcentual nas reuniões de setembro, outubro e dezembro, este ano, e outro ajuste de igual nível em fevereiro de 2022. O ciclo se encerraria com um ajuste de 50 pontos-base da taxa em março.

“O Banco Central vem adotando um ‘ajuste monetário mais rápido’ desde o início do ciclo de aperto, acelerando a alta dos juros em um tentativa de ancorar as expectativas de inflação e possivelmente reduzir o aumento geral da taxa de política monetária. Essa foi a preferência revelada até 14 de setembro, quando o presidente Roberto Campos deu um forte sinal de que não aceleraria o ritmo de aperto na reunião de 22 de setembro”, comenta o Credit.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos