O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, sustentou hoje que os criptoativos podem ser mais um caminho para o desenvolvimento do País em direção a um futuro verde e digital.
Leia também
Durante evento do Lide sobre moedas digitais no Brasil, Nascimento pontuou que os criptoativos foram “maculados” por experiências ruins de investidores que foram vítimas de fraudes. Ele ponderou, contudo, que é preciso reconhecer que existem pessoas sérias e boas nessa indústria.
O presidente da CVM citou, entre as vantagens da inovação, a possibilidade de investidores de todo o mundo comprarem, por meio da tokenização, crédito de carbono de empresas brasileiras.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao falar da introdução responsável de ativos financeiros como criptomoedas, Nascimento observou que, no início do século passado, as pessoas, acostumadas a se deslocarem a charretes, também tinham medo dos automóveis. Contudo, continuou, as leis de trânsito permitiram que os veículos ocupassem as vias urbanas com benefícios para as sociedades. “Sempre que a humanidade tentou proibir uma inovação, ela foi malsucedida”, declarou o presidente da CVM.
Ele anunciou ainda que a CVM espera apresentar em breve, possivelmente em abril, o terceiro bloco programa de open capital market, cujo objetivo é democratizar as finanças descentralizadas.