As iniciativas que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem conduzidos devem contribuir para que a Bolsa brasileira alcance 10 milhões de CPFs, na visão do presidente da autarquia, João Pedro Nascimento. Atualmente, o número está em 6 milhões de pessoas físicas. O caminho para este crescimento é o de promover a democratização do mercado de capitais.
Leia também
A CVM tem o plano de promover o que chama de Mercado de Capitais Aberto (open capital markets). “O fortalecimento da distribuição para o varejo é pressuposto central para o sucesso dessa visão de futuro da CVM”, afirmou Nascimento durante o Anbima Summit.
Parte da democratização passa pela facilitação da portabilidade de valores mobiliários, por exemplo, inclusive com maior eficiência tributária. “O que queremos desenvolver é o que chamamos de pix do mercado de capitais, pois será de maneira simples.”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, os esforços da CVM estão direcionados também na promoção de novos produtos de investimentos. Nascimento indica quatro grandes esforços que estão no foco: agronegócio, finanças sustentáveis, criptoativos e futebol (via Sociedade Anônima do Futebol).