Publicidade

Tempo Real

Diretores da Petrobras saem por discordância com planos de novo CEO

Diretores da Petrobras saem por discordância com planos de novo CEO
Petrobras (Sergio Moraes/Reuters)
O que este conteúdo fez por você?
  • O motivo do desacordo entre os executivos e o novo CEO, o general da reserva Joaquim Silva e Luna, inclui os planos dele para a política de preços da empresa

(Reuters) – A diretora financeira e outros três dos principais executivos da Petrobras decidiram deixar a companhia estatal após discordância com os planos de seu próximo presidente, disse à Reuters uma fonte próxima aos executivos.

O motivo do desacordo entre os executivos e o novo CEO, o general da reserva Joaquim Silva e Luna, inclui os planos dele para a política de preços da empresa, segundo a fonte.

A Petrobras anunciou na quarta-feira que quatro dos membros de sua diretoria executiva renunciarão aos cargos após a saída do atual CEO, Roberto Castello Branco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O presidente Jair Bolsonaro decidiu substituir Castello Branco em fevereiro, após discordâncias sobre a política de preços da petroleira estatal.

Luna é o último de uma série de militares e ex-militares de que Bolsonaro tem se cercado desde que assumiu a Presidência.

Deixarão a Petrobras a diretora financeira, Andrea Almeida; o diretor executivo de Comercialização e Logística, André Chiarini; o diretor executivo de Exploração e Produção, Carlos Alberto Oliveira, e o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, Rudimar Lorenzatto.

Todos disseram ao conselho de administração que deixarão seus cargos após a posse de seus sucessores, o que deve ocorrer após a realização da Assembleia-Geral Extraordinária, em 12 de abril.

Publicidade

Os mandatos da atual diretoria expiraram formalmente na semana passada.

A empresa disse em um comunicado em separado na quarta-feira que o conselho escolheu Salvador Dahan como novo diretor de Governança que ele assumirá o cargo a partir de 1º de maio.

O futuro CEO, Luna, disse à Reuters em entrevista na terça-feira que considerava manter a equipe da gestão Castello Branco após sua posse em abril, embora tenha dito que sabia que pelo menos dois executivos planejavam sair.

A diretora de refino da Petrobras, Anelise Lara, e o diretor de conformidade, Marcelo Zenkner, deixaram a empresa no início deste ano, também por motivos que incluíam medo de interferência do governo na estatal.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>