“Trump quer depreciar o dólar, e está conseguindo”, diz Stuhlberger
Gestor da Verde Asset vê desvalorização da moeda em meio a déficits fiscais persistentes nos EUA e alerta para risco de investidores perderem com moeda na renda fixa
Luís Stuhlberger, da Verde Asset, afirma em evento do BTG Pactual que o dólar cai em 2025, mas partiu de base alta, e alerta para déficits fiscais nos EUA e riscos para investidores na renda fixa. (Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO)
Para o administrador de recursos e fundador da Verde Asset, Luís Stuhlberger, odólar está desvalorizado em 2025, mas a moeda partiu de uma base muito alta no fim do ano passado. De acordo com ele, no mundo inteiro esses ativos estão performando muito bem.
Segundo o gestor, o mundo está em busca de ativos reais, que as protejam contra a inflação, e a bolsa se enquadra entre estes. “Então você compra tudo que aparece”, disse Stuhlberger ao participar do painel “Outlook de Grandes Gestores”, parte de evento que o BTG Pactual realiza em São Paulo.
A questão, de acordo com gestor da Verde, é de que há uma segunda ameaça do lado fiscal, e não é possível imaginar os Estados Unidos recorrentemente nos próximos 5, 10 anos com um déficit de 7% nas contas públicas.
“Isso é um negócio inacreditável e hoje Estados Unidos, França e o Reino Unido têm déficits dessa natureza. Acho que esse movimento todo que a gente está vendo não tem cara de que vai parar. Na minha opinião, acho que você está no meio dele. E aí, vamos ver que o Fed vai fazer; se ele vai conseguir ou não restaurar a credibilidade”, disse.
Segundo Stuhlberger, o mercado sabe que o presidente Donald Trump quer depreciar dólar, o que ele tem conseguido até agora. O grande medo do investidor, segundo Stuhlberger, é perder dinheiro com dólar na renda fixa.