Últimas notícias

Dólar devolve perdas em linha com exterior e incertezas domésticas

Às 11h24, o dólar avançava 0,13%, a 5,2305 reais na venda

Dólar devolve perdas em linha com exterior e incertezas domésticas
Foto: Pixabay

(Reuters) – O dólar deixou para trás nesta terça-feira (14) as perdas registradas na esteira de dados mais fracos sobre inflação norte-americana, acompanhando piora no apetite internacional por risco, enquanto a conjuntura política doméstica mantinha o real sob pressão.

Às 11:24, o dólar avançava 0,13%, a 5,2305 reais na venda, depois de ir a 5,2533 reais na máxima do pregão.

Mais cedo, a divisa norte-americana chegou a ser negociada em território negativo. Na mínima do dia, atingida pouco depois das 9h30, o dólar caiu 0,47%, a 5,1990 reais na venda, após o Departamento do Trabalho norte-americano informar que o núcleo dos preços ao consumidor nos Estados Unidos subiu no ritmo mais lento em seis meses em agosto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, Wall Street abriu em alta e o índice do dólar chegou a cair 0,32% na esteira dos dados –que poderiam reforçar expectativas de que o Federal Reserve terá paciência ao reduzir estímulos–, mas os principais índices norte-americanos já devolveram seus ganhos e a moeda norte-americana mostrava baixa de apenas 0,08% contra uma cesta de rivais fortes.

Enquanto isso, o cenário doméstico segue impondo incertezas em várias frentes, segundo especialistas.

Alexandre Espirito Santo, economista-chefe da Órama Investimentos, ressaltou que “ano que vem é ano eleitoral, um especialmente complicado. O país está muito rachado, e, historicamente, em anos eleitorais, o dólar sobe”.

Para o economista, um dólar entre 5,20 e 5,30 reais é “razoável” para o momento presente, mas a divisa pode buscar os 5,50 reais no ano que vem, em meio ainda a dúvidas sobre como será resolvida a conta de precatórios para 2022 e como caminhará a agenda de reformas do governo.

“A volatilidade está abrindo (aumentando), e mercado e incerteza não combinam”, completou.

Publicidade

No radar nesta terça-feira também estava a notícia de que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o BC provavelmente terá que atuar no câmbio por causa de demanda associada ao desmonte do “overhedge” (proteção cambial adicional dos bancos) no fim do ano.

Na véspera, a moeda norte-americana negociada no mercado interbancário caiu 0,84%, a 5,2236 reais na venda.