

O dólar hoje abriu esta sexta-feira (28) com queda de 0,07%, a R$ 5,7494, mas logo inverteu o sinal. A moeda americana fechou o dia com alta de 0,15% ante o real, a R$ 5,7618.
As preocupações de investidores globais com os impactos da política tarifária dos Estados Unidos mantêm o tom de cautela, enquanto o mercado aguarda sinalizações sobre as tarifas recíprocas que começam a valer na próxima semana. As quedas do petróleo e do minério de ferro também jogaram contra o real.
“Diante de um cenário externo adverso, observamos investidores buscando proteção em ativos considerados ‘porto seguros’ como ouro e títulos do tesouro americano. A volatilidade externa impulsiona a valorização do dólar frente ao real e também as demais divisas emergentes”, diz Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad. “Fatores técnicos locais também entraram em cena, como o aumento no volume de contratos futuros de dólar negociados na B3 às vésperas do fechamento da PTAX de março.”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Dados do mercado de trabalho brasileiro também estão no radar, com a divulgação da Pnad Contínua de fevereiro pela manhã e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) pela tarde. O mercado também repercute a notícia de que o governo federal indicou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o Conselho Fiscal da Eletrobras (ELET3).