A cotação do dólar hoje abriu a sessão desta quarta-feira (22) com queda de 0,28%, a R$ 6,0140. As atenções do mercado ainda estão voltadas ao retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, mas a leitura de que as medidas iniciais serão mais brandas do que o previsto ajuda a dar alívio no câmbio.
Leia também
Na terça-feira (21), o Trump anunciou uma tarifa de 25% para a importação de produtos do Canadá e do México. Hoje, está no radar a possibilidade de um anúncio tarifário contra a China – a expectativa, no entanto, é de uma taxa de 10%, abaixo dos 60% prometidos na campanha.
O dólar já vem de duas sessões seguidas de queda ante o real. Com o Congresso em recesso até fevereiro e sem novidades na área fiscal, o mercado local permanece com o calendário econômico reduzido, voltando sua atenção aos Estados Unidos e à volta de Trump à Casa Branca. “Há um entendimento de que a política tarifária do presidente norte-americano será implementada de forma gradual e que o Brasil, por ora, não é alvo deste movimento“, destaca Rodolpho Damasco, sócio e head do Private Offshore da Nomos Investimento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Às 11h49, na mínima da sessão, o dólar à vista tinha queda de 1,52% ante o real, cotado a R$ 5,9391. É a menor cotação intradia – ou seja, registrada no meio de um pregão – desde o dia 12 de dezembro. É a menor cotação desde 27 de novembro do ano passado.