O dólar hoje opera em alta, com novas sinalizações do senador Flávio Bolsonaro (PL) sobre a corrida eleitoral em 2026. O mercado também monitora nesta terça-feira (9) as expectativas para as decisões de juros da Super Quarta, assim como dados de emprego nos Estados Unidos. Às 13h05, a moeda americana sobe 0,14% cotada a R$ 5,429, depois de alcançar máxima a R$ 5,4958.
Flávio Bolsonaro chamou de “ato isolado” a afirmação de que sua pré-candidatura à Presidência da República tem um preço para ser retirada e diz que vai trabalhar para convencer outras lideranças da direita de que seu nome é o mais viável para derrotar o PT nas eleições de 2026. A declaração foi dada nesta terça-feira, na saída de sua visita ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, vê uma leitura, ainda pontual e não necessariamente de tendência, de que a candidatura de Flávio tende a pressionar negativamente os preços dos ativos, o que ajuda a explicar o movimento observado no mercado.
“O entendimento predominante é de que ele poderia ser competitivo o bastante para chegar ao segundo turno, mas não a ponto de vencer as eleições. Essa avaliação tem afetado a curva de juros, os preços dos ativos e o desempenho das ações. Mesmo em um dia em que o dólar se desvaloriza frente a outras moedas de países emergentes, observa-se valorização da moeda americana em relação ao real“, afirma Cruz.
Na quarta-feira (10), as atenções se concentrarão nas decisões de juros do Federal Reserve (Fed) e do Comitê de Política Monetária (Copom). Por lá, os dados mais recentes da plataforma FedWatch, do CME Group, apontam 87,4% de chances de um corte nos juros americanos de 25 pontos-base.
Já no Brasil, a expectativa é que o Copom mantenha a Selic em 15% ao ano, conforme indicou o último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (8). O foco estará, no entanto, na comunicação da autoridade monetária.
Publicidade
“Entendemos que os cortes podem começar somente na próxima reunião, o que torna tanto o comunicado quanto a ata documentos de suma importância, especialmente caso o Banco Central sinalize alguma mudança de postura”, avalia Rafael Winalda, especialista em renda fixa do Inter.
Jolts também fica no radar
A abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos subiu para 7,67 milhões em outubro, de acordo com o relatório Jolts, publicado nesta terça-feira pelo Departamento do Trabalho do país.
Em setembro, a abertura de postos de trabalho foi de 7,658 milhões. O levantamento de setembro teve divulgação atrasada devido à paralisação do governo federal mais longa na história dos Estados Unidos. O número de agosto não teve revisão e permaneceu em 7,227 milhões.
Após os dados serem divulgados, o índice DXY, que compara o desempenho do dólar em relação a seis moedas de economias desenvolvidas, bateu máxima intradia aos 99,312 pontos. Às 13h05, o indicador sobe 0,12% aos 99,203 pontos.