O republicano anunciou tarifas progressivas sobre produtos de oito países europeus para forçar um acordo sobre a compra da Groenlândia, com alíquotas de 10% a partir de fevereiro de 2026 e de 25% em junho, caso não haja avanço nas negociações. A União Europeia avalia retaliar com tarifas de €93 bilhões ou restrições a empresas americanas e convocou uma reunião extraordinária. O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou ter discutido a segurança da Groenlândia e do Ártico com Trump.
Nesta segunda-feira (19), com o feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos, não haverá negócios com ações na NYSE, Nasdaq e no mercado de Treasuries (títulos da dívida estadunidense), o que deve reduzir a liquidez e direcionar as atenções para a abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
O evento começa hoje e tem previsto um recorde de 65 chefes de Estado, incluindo o presidente Donald Trump, e sem a presença do líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Por aqui, a atenção dos mercados fica direcionada para o boletim Focus. A mediana do relatório para o IPCA de 2026 oscilou de 4,05% para 4,02%. A taxa está 0,48 ponto porcentual abaixo do teto da meta contínua de inflação, de 4,50%. Há um mês, era de 4,06% Considerando apenas as 51 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a medida subiu de 4,00% para 4,02%.
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, Broadcast