O dólar desceu para R$ 5,29 no mercado à vista há pouco. O dólar para dezembro recuou até R$ 5,310 (-1,47%). O head de câmbio da Trace Finance, Evandro Caciano dos Santos, afirma que o mercado de câmbio opera na contramão da valorização generalizada no exterior em razão das sinalizações vindas Congresso de que a PEC da Transição poderá ser desidratada para reforçar o sinal de responsabilidade fiscal.
Além disso, o mercado de câmbio ajusta posições, após acumular ganhos de cerca de 2,8% no mês na esteira da cautela fiscal com o novo governo. Houve saída de investidor estrangeiro da Bolsa na última quinta-feira, contribuindo para perdas de cerca de 3% do Ibovespa na última semana, comentou.
O rumo do dólar nesta semana deve depender ainda da formação do novo governo e principalmente da indicação para o comando do ministério da Economia, afirmou. Para Santos, o dólar já oscilou oito centavos para baixo frente ao real, entre a mínima a máxima nesta manhã, totalmente na contramão externa, onde prevalece cautela com a demanda chinesa em meio à piora do quadro de coronavírus na China e com perspectivas de que a política de covid zero no país poderá ser mantida até o primeiro semestre de 2023.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos