(Reuters) – Os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam esta quarta-feira em máximas recordes, após dados indicarem que o aumento da inflação nos Estados Unidos pode ter atingido um pico, enquanto setores ligados ao crescimento econômico avançaram na esteira da aprovação de um pacote de infraestrutura pelo Senado do país.
O Departamento do Trabalho dos EUA informou que o índice de preços ao consumidor subiu 0,5% no mês passado, após alta de 0,9% em junho, maior queda em comparação mensal em 15 meses, aliviando preocupações com o potencial de uma inflação em escalada no país.
“Certamente, os números mostram uma maior desaceleração”, disse Steven Ricchiuto, economista-chefe para EUA da Mizuho Securities em Nova York.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Esse número vai colocar o Fed em uma espécie de dilema, porque eles vieram com toda essa retórica sobre ‘tapering’, sobre um aperto monetário, sobre ser defensivo, e os números da inflação não estão exatamente onde deveriam estar, mas certamente não mostram que as coisas estão fora de controle”, acrescentou.
Investidores têm se mantido atentos às pressões inflacionárias nos últimos meses, preocupados com a possibilidade de que um aumento contínuo dos preços possa levar o Federal Reserve a começar a reduzir sua postura monetária ultra-acomodatícia mais cedo do que o previsto.
A presidente do Fed de Kansas City, Esther George, disse nesta quarta-feira que, com a economia norte-americana crescendo em um ritmo robusto, há sinalização de que “chegou a hora de desacelerar os ajustes.”
Além disso, o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, afirmou que o banco central deve anunciar no mês que vem o cronograma para redução de seu enorme programa de compra de títulos, com o “tapering” tendo início em outubro.
Publicidade
O índice Dow Jones subiu 0,62%, a 35.485 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,246802%, a 4.448 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,16%, a 14.765 pontos.