Após iniciar o pregão em baixa, o índice Dow Jones fechou estável nesta quarta-feira (8), enquanto os demais indicadores das bolsas de Nova York subiram, renovando recordes históricos de encerramento.
Publicidade
Após iniciar o pregão em baixa, o índice Dow Jones fechou estável nesta quarta-feira (8), enquanto os demais indicadores das bolsas de Nova York subiram, renovando recordes históricos de encerramento.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O movimento aconteceu após Wall Street encerrar com perdas generalizadas na terça-feira (7). No pregão anterior, os três principais índices acionários de Nova York terminarem os negócios em baixa, na primeira queda uniforme em oito sessões. O recente rali de ações de tecnologia ligadas à Inteligência Artificial (IA) perdeu fôlego e preocupações sobre a paralisação do governo dos EUA (o chamado shutdown) – que hoje entrou em seu oitavo dia – pesaram no sentimento.
Nesta quarta-feira, os investidores repercutiram a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), divulgada nesta tarde. O documento mostra que a maioria das autoridades da instituição considera provável a necessidade de novos cortes nas taxas de juros “pelo restante deste ano”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por outro lado, alguns membros destacaram que as condições financeiras atuais indicam que a política monetária pode não estar tão restritiva, o que, em sua avaliação, exige uma postura mais cautelosa na análise de futuros ajustes.
Também nesta quarta-feira, o Tesouro dos EUA leiloou US$ 39 bilhões em T-notes (os Treasury Notes são títulos emitidos pelo Departamento do Tesouro dos EUA) de 10 anos.
O dólar hoje fechou em alta ante outras moedas de economias desenvolvidas, ampliando ganhos acumulados na semana.
No meio da tarde, o Fed revelou a ata da reunião de política monetária de 16 e 17 de setembro, quando o BC americano cortou os juros básicos dos EUA em 25 pontos-base, na primeira redução das taxas este ano. Na ocasião, o presidente do Fed, Jerome Powell, deixou em aberto a possibilidade de mais cortes de juros nos dois últimos encontros restantes de 2025, em outubro e dezembro, a depender do comportamento dos dados econômicos.
A ata aponta que dados recentes indicam atenuação das condições do mercado de trabalho. Os rendimentos dos Treasuries (títulos públicos americanos) operaram sem direção única no pregão. No final do dia, o juro da T-note de 2 anos subia a 3,586%, enquanto o da T-note de 10 anos operava estável a 4,129%% e o do T-bond de 30 anos cedia a 4,720%.
No fechamento, o Dow Jones encerrou estável, o S&P 500 avançou 0,58% e o Nasdaq teve ganho de 1,12%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – registrou alta de 0,34%, a 98,915 pontos. Entre ações individuais, a da Tesla (TSLA34) subiu 1,29%, um dia após a montadora de veículos elétricos de Elon Musk revelar dois novos modelos mais baratos.
*Com informações de Sergio Caldas, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador