Investidores digeriram a divulgação da pesquisa ADP sobre criação de vagas no setor privado, do relatório Jolts de emprego e do Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços medido pelo ISM, em um momento em que ganham força as apostas de manutenção dos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na reunião no fim deste mês.
Em paralelo, o mercado monitorou as persistentes ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de anexar a Groenlândia. Ainda, a vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Michelle Bowman, discursou em evento ao final da tarde, mas não comentou política monetária ou macroeconomia.
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) fecharam sem sinal único nesta quarta-feira, depois de avançarem na última sessão. No câmbio, o dólar hoje encerrou em leve alta ante outras moedas de economias desenvolvidas.
Dow Jones hoje: os destaques do mercado de ações em NY nesta quarta (7)
Setor privado cria 41 mil empregos em dezembro, mostra ADP
O setor privado dos Estados Unidos criou 41 mil empregos em dezembro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP. A expectativa de analistas consultados pela FactSet era de geração de 48 mil postos de trabalho no mês passado.
O levantamento da ADP antecede o relatório oficial de emprego dos EUA, conhecido como “payroll“, que engloba dados dos setores privado e público. A divulgação do payroll está prevista para sexta-feira (9).
Jolts: abertura de postos de trabalho cai a 7,146 milhões em novembro
A abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos caiu para 7,146 milhões em novembro, de acordo com o relatório Jolts, publicado nesta quarta-feira pelo Departamento do Trabalho do país. O levantamento teve divulgação atrasada devido à paralisação do governo federal mais longa na história dos EUA.
Em relação a outubro, a abertura de postos de trabalho foi revisada para baixo em 221 mil, a 7,449 milhões, ante leitura anterior de 7,67 milhões.
PMI de serviços sobe a 54,4 em dezembro nos EUA
O índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços dos EUA, medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês), avançou de 52,6 em novembro a 54,4 em dezembro, informou hoje a instituição. O resultado veio acima das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam queda do índice a 52,2 no período.
Veja o desempenho em Nova York
No fechamento, o Dow Jones cedeu 0,94%, enquanto o S&P 500 recuou 0,34% e o Nasdaq avançou 0,16%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – encerrou em alta de 0,11%, a 98,684 pontos.
Entre as ações, a Boeing (BA) caiu 0,75% após anunciar um grande pedido de aviões feito pela Alaska Airlines. Já a Warner Bros. Discovery (WBD) subiu 0,42% depois de informar a recusa de uma proposta revisada de oferta hostil da Paramount (PSKY), que, por sua vez, cedeu 1,04%. A Netflix (NFLX) avançou 0,09%. No setor de energia, em meio às notícias envolvendo o petróleo venezuelano, a Chevron (CVX) teve queda de 0,86% e a ExxonMobil (XOM) recuou 2,11%.
*Com informações de Sergio Caldas, Isabella Pugliese Vellani e Pedro Lima, da Broadcast