

Os futuros ligados aos três principais índices acionários de Nova York operam em baixa nesta terça-feira (26). Dow Jones registra a maior perda entre o mercado futuro desta manhã.
Publicidade
Os futuros ligados aos três principais índices acionários de Nova York operam em baixa nesta terça-feira (26). Dow Jones registra a maior perda entre o mercado futuro desta manhã.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O movimento acontece após o presidente dos EUA, Donald Trump, agir para demitir a diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Lisa Cook.
A dirigente, porém, garantiu que seguirá no cargo e que o republicano não tem autoridade para removê-la do posto. O cenário prepara terreno para uma possível batalha legal que poderia ampliar incertezas sobre a independência do Fed.
O presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu a diretora do Federal Reserve Lisa Cook, conforme carta publicada na noite de segunda (25). Decisão tem efeito imediato, segundo a medida publicada em registro na Truth Social.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Cook entrou na mira de Trump após uma acusação do presidente do conselho da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla em inglês), William Pulte, de que Cook teria cometido fraude hipotecária.
Em justificativa para a demissão, Trump afirmou não ter “confiança na integridade de Cook”. O presidente americano citou que sua decisão levou em conta o artigo 2 da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913.
Já a diretora Cook afirmou que não deixará o cargo. “O presidente Trump pretendeu me demitir ‘por justa causa’ quando não há causa sob a lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, afirmou Cook, em um comunicado. “Não vou renunciar.”
Instável desde mais cedo, o dólar hoje volta a se enfraquecer ante o rivais, enquanto o mercado pondera as chances da diretora Cook conseguir resistir à ordem de demissão determinada pelo presidente Trump.
Para o euro, em particular, as ameaças à independência do Fed são contrapostas à turbulência política na França, onde o primeiro-ministro, François Bayrou, corre elevado risco de cair em votação em 8 de setembro.
Publicidade
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam sem direção única.
Às 7h15 (de Brasília), o futuro do Dow Jones caía 0,13%, o do S&P 500 cedia 0,06% e o do Nasdaq perdia 0,03%. Enquanto isso, o índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais fortes, cedia 0,17%, a 98,267 pontos. O euro subia a US$ 1,1642 e a libra, a US$ 1,3478. O dólar recuava a 147,515 ienes.
*Com informações de André Marinho, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador