• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Bolsas de Nova York recuperam fôlego e fecham em alta após Trump demitir diretora do Fed; dólar recua ante rivais

A dirigente, porém, afirmou que seguirá no cargo e que o republicano não tem autoridade para removê-la do posto

Por Camilly Rosaboni

26/08/2025 | 7:26 Atualização: 26/08/2025 | 18:08

Veja como está a operação nas Bolsas de NY hoje (Foto: Adobe Stock)
Veja como está a operação nas Bolsas de NY hoje (Foto: Adobe Stock)

As bolsas de Nova York conseguiram recuperar alta nesta terça-feira (26). Apesar do início desafiador do pregão, Dow Jones deu a volta por cima e fechou positivamente. O movimento acontece após o presidente dos EUA, Donald Trump, agir para demitir a diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Lisa Cook.

Leia mais:
  • Caso Banco Master leva CMN a mudar regras do FGC que podem limitar CDBs a 120% do CDI; veja como isso afeta a renda fixa
  • A Bolsa está barata ou é ilusão? Saiba se vale investir em ações agora
  • O fator político que azedou o Ibovespa e o próximo gatilho para o índice da B3
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A dirigente, porém, garantiu que seguirá no cargo e que o republicano não tem autoridade para removê-la do posto. O cenário prepara terreno para uma possível batalha legal que poderia ampliar incertezas sobre a independência do Fed.

Os principais assuntos que orientaram Dow Jones nesta terça (26)

Trump X diretora do Fed

Trump afirmou não ter “confiança na integridade de Cook” ao tentar demitir a diretora do Fed. (Foto: Adobe Stock)

O presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu a diretora do Federal Reserve Lisa Cook, conforme carta publicada na noite de segunda (25). Decisão tem efeito imediato, segundo a medida publicada em registro na Truth Social.

Cook entrou na mira de Trump após uma acusação do presidente do conselho da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla em inglês), William Pulte, de que Cook teria cometido fraude hipotecária.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em justificativa para a demissão, Trump afirmou não ter “confiança na integridade de Cook”. O presidente americano citou que sua decisão levou em conta o artigo 2 da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913.

Já a diretora Cook afirmou que não deixará o cargo. “O presidente Trump pretendeu me demitir ‘por justa causa’ quando não há causa sob a lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, afirmou Cook, em um comunicado. “Não vou renunciar.”

EUA ameaçam impor novas tarifas

Além dos atritos de Trump com o Fed, o presidente americano segue com ofensivas tarifárias, desta vez contra a Índia, cujos produtos passarão a ser taxados em mais 25%, salvo exceções, deixando o país em situação semelhante à do Brasil. O argumento para o tarifaço sobre a Índia são as importações que o país faz de derivados de petróleo da Rússia.

As tarifas extras também podem chegar à China, com mais uma ameaça de Trump ao gigante asiático, que acenou com uma tarifa de 200% se Pequim continuar a restringir as exportações de ímãs de terras raras. A China fornece cerca de 90% das terras raras do mundo e domina a produção de outros minerais críticos.

“Essa questão também está interferindo nos mercados, essa propagação de tarifas que pode não somente encostar na Índia. Hoje já temos uma movimentação novamente negativa. A Ásia trabalha no negativo, a Europa cai, os futuros americanos caem. Precisamos prestar bastante atenção, porque teremos um dia bem desafiador”, afirma Alison Correia, analista de investimentos e sócio da Dom Investimentos.

Dólar amplia perdas ante rivais

O dólar hoje seguiu fraco ante o rivais durante todo pregão, enquanto o mercado ponderou as chances da diretora Cook conseguir resistir à ordem de demissão determinada pelo presidente Trump.

Para o euro, em particular, as ameaças à independência do Fed são contrapostas à turbulência política na França, onde o primeiro-ministro, François Bayrou, corre elevado risco de cair em votação em 8 de setembro.

Publicidade

Às 17h00 (de Brasília), horário do fechamento de mercado, o índice Dow Jones virou o jogo e terminou o pregão com alta de 0,30%. O S&P 500 encerrou os negócios também positivamente em 0,41%, e Nasdaq liderou com ponto percentual positivo de 0,44%. No mesmo horário, o DXY – que compara a moeda americana com seis divisas fortes – fechou em recuo de 0,21%.

*Com informações de Isabella Pugliese Vellani e André Marinho, do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • bolsas de NY
  • Dolar
  • Donald Trump
  • Dow Jones
Cotações
13/10/2025 6h13 (delay 15min)
Câmbio
13/10/2025 6h13 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Seu filho deve pensar que você tem menos dinheiro do que realmente tem”, diz influenciador Papai Financeiro

  • 2

    Ela encontrou um novo jeito de vender casas de alto padrão: zombar dos ricos

  • 3

    Trump anuncia tarifa extra de 100% à China: qual o impacto para o mercado?

  • 4

    Educação financeira no Dia das Crianças: guia prático de mesada, hábitos e atividades que funcionam para falar de dinheiro

  • 5

    H&M chega ao Brasil, mas vale mais a pena do que Zara e Renner para o seu bolso?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: beneficiários estão realmente saindo de empregos informais?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: beneficiários estão realmente saindo de empregos informais?
Imagem principal sobre o INSS: passo a passo de como tirar o extrato do pagamento por aplicativo no celular
Logo E-Investidor
INSS: passo a passo de como tirar o extrato do pagamento por aplicativo no celular
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quando começará a entrega do benefício?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quando começará a entrega do benefício?
Imagem principal sobre o O horário de verão economizaria a conta de luz hoje?
Logo E-Investidor
O horário de verão economizaria a conta de luz hoje?
Imagem principal sobre o Dá para ganhar na loteria sem acertar nenhum número; saiba como
Logo E-Investidor
Dá para ganhar na loteria sem acertar nenhum número; saiba como
Imagem principal sobre o FGTS: quando começam as novas regras do saque-aniversário?
Logo E-Investidor
FGTS: quando começam as novas regras do saque-aniversário?
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² em Minas Gerais?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² em Minas Gerais?
Imagem principal sobre o Taylor Swift: filme sobre o álbum "Life of a Showgirl" arrecada valor milionário
Logo E-Investidor
Taylor Swift: filme sobre o álbum "Life of a Showgirl" arrecada valor milionário
Últimas: Tempo Real
Guararapes (GUAR3), controladora da Riachuelo, sobe mais de 45% no ano e analistas veem espaço para alta ainda maior
Tempo Real
Guararapes (GUAR3), controladora da Riachuelo, sobe mais de 45% no ano e analistas veem espaço para alta ainda maior

Com lucro recorde e melhora operacional, controladora da Riachuelo ganha recomendações de compra e reduz distância em relação a C&A e Renner

12/10/2025 | 19h00 | Por Vinicius Novais
Logo do E-Investidor com background verde
Tempo Real
Expomoney retorna ao mercado e planeja nova edição para 2026; veja quando será o evento

Última feira ocorreu em 2013. Evento será gratuito e voltado ao investidor pessoa física, no Centro de Exposições Anhembi (SP)

10/10/2025 | 23h34 | Por Karla Spotorno
Justiça manda Cade definir multa à CSN (CSNA3) no caso da venda de ações da Usiminas (USIM5)
Tempo Real
Justiça manda Cade definir multa à CSN (CSNA3) no caso da venda de ações da Usiminas (USIM5)

História teve início em 2014, quando o Cade deu à CSN um prazo para vender as ações que excederam a fatia permitida de 5% do capital da Usiminas

10/10/2025 | 22h26 | Por Talita Ferrari
Comprar S&P 500 em máximas históricas não reduz retornos ao investidor, afirma BofA
Tempo Real
Comprar S&P 500 em máximas históricas não reduz retornos ao investidor, afirma BofA

Embora "comprar ações em máximas históricas possa parecer um erro”, as evidências históricas apontam justamente o contrário, diz banco

10/10/2025 | 20h42 | Por Rafaela Navarro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador