Veja como está a operação nas Bolsas de NY hoje (Foto: Adobe Stock)
O índice Dow Jones futuro inicia a manhã de quarta-feira (1º) em queda, assim como os demais índices das bolsas de Nova York no pré-mercado. Os indicadores estão pressionados pelo início da paralisação do governo federal nos EUA, depois de Wall Street acumular ganhos nos últimos três pregões.
A agenda dos EUA de hoje inclui os de criação de empregos no setor privado dos Estados Unidos, medidos pela ADP, e Índices de Gerentes de Compras (PMIs) industriais, além do discurso de uma autoridade do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Enquanto isso, odólar hoje opera praticamente estável ante outras moedas de economias desenvolvidas, estendendo perdas das três últimas sessões. Já os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) de mais longo prazo operam em alta, estendendo ganhos de ontem.
Dow Jones hoje: o que você deve acompanhar nesta quarta-feira (1º)
Paralisação do governo americano
Já enfraquecido por cortes promovidos pelo presidente Donald Trump, o Departamento de Educação dos Estados Unidos terá grande parte das atividades suspensas devido à paralisação do governo iniciada no primeiro minuto desta quarta-feira. Segundo o plano de contingência do órgão, cerca de 87% dos servidores serão afastados. A ajuda financeira federal para estudantes, como bolsas e financiamentos, continuará sendo distribuída.
No entanto, investigações sobre denúncias de violações de direitos civis em escolas e universidades serão interrompidas, assim como a concessão de novas bolsas e parte da função regulatória do órgão. Alguns programas, como o Impact Aid, que apoia escolas em áreas com bases militares ou terras federais, podem enfrentar atrasos nos repasses.
O quadro de pessoal do departamento foi reduzido de 4,1 mil funcionários em 2017, quando Trump assumiu a presidência pela primeira vez, para cerca de 2,5 mil atualmente, após sucessivas rodadas de demissões.
Veja a cotação dos índices de Nova York
Às 7h13 (de Brasília), no mercado futuro, o Dow Jones caía 0,50%, o S&P 500 recuava 0,53% e o Nasdaq tinha queda de 0,61%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – tinha queda de 0,02%, a 97,48 pontos.