Veja como está a operação nas Bolsas de NY hoje (Foto: Adobe Stock)
Após abrir em queda, o Dow Jones fechou em alta nesta quarta-feira (1º), seguindo a melhora dos demais índices das bolsas de Nova York. Os investidores monitoraram o início da paralisação do governo federal nos EUA, depois de Wall Street acumular ganhos nos últimos três pregões.
O movimento aconteceu em meio a novos sinais de desaquecimento da economia norte-americana, após a pesquisa ADP mostrar fechamento de vagas de emprego no setor privado dos Estados Unidos. O resultado reforça as apostas de mais cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em 2025.
Enquanto isso, odólar hoje recuou ante outras moedas de economias desenvolvidas.
A agenda dos EUA de hoje ainda incluiu dados dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs) industriais. O indicador elaborado pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) subiu para 49,1 em setembro, ante 48,7 em agosto, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira. O resultado, porém, ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta do índice a 49,3.
Dow Jones hoje: os destaques desta quarta-feira (1º)
Paralisação dos EUA ceifa ânimo com payroll suspenso
O mês de outubro começa com os mercados repercutindo a paralisação do governo dos EUA decorrente de impasse sobre o orçamento federal no Congresso.
O último shutdown (paralisação) ocorreu entre 2018 e 2019, também no governo do então presidente Donald Trump, que exigia verbas para um muro na fronteira com o México. Após 35 dias do mais longo shutdown da história, ele recuou.
Na terça-feira (30), o republicano afirmou que a paralisação pode trazer “coisas boas”, como demissões.
Com a paralisação, a divulgação de indicadores econômicos, incluindo o relatório de empregos americano, está suspensa. A leitura de setembro do payroll seria revelada na sexta-feira (3). O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que a não publicação do relatório terá impacto na decisão do banco central norte-americano de fazer um novo corte nas taxas de juros.
ADP ganha maior relevância com a suspensão do payroll
O setor privado dos Estados Unidos cortou 32 mil empregos em setembro, segundo pesquisa ADP. O resultado contrariou a expectativa média de analistas, de geração de 50 mil postos de trabalho. Após a divulgação, a chance de o Fed cortar juros em outubro subiu de 86% para 99%.
Publicidade
Como o payroll não será informado, a pesquisa ADP ganha mais relevância, pontua Alison Correia, analista de investimentos e cofundador da Dom Investimentos.
“O payroll traz dados extremamente importantes para o Banco Central norte-americano tomar políticas econômicas. Então, se não tiver payroll, esse dado da ADP vai ser de extrema importância, mais do que geralmente tem sido.”
PMI industrial recua em setembro
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria global, elaborado pela S&P Global e o JPMorgan, registrou queda marginal de 50,9 em agosto para 50,8 em setembro, mas se manteve acima da marca de 50, que separa a contração da expansão.
Veja a cotação dos índices de Nova York
No fechamento, o Dow Jones subiu 0,09%, o S&P 500 avançou 0,34% e o Nasdaq teve alta de 0,42%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – cedeu 0,07%, a 97,706 pontos.
*Com informações de Sergio Caldas e Maria Regina Silva, do Broadcast