Últimas notícias

Economia lança projeto piloto para criação de fundos imobiliários da União

A pasta selecionou 237 ativos para serem incorporados aos primeiros Fundos Imobiliários (FIIs) da União

Economia lança projeto piloto para criação de fundos imobiliários da União
Sede do Ministério da Economia. Foto: Washington da Costa/ME
  • De acordo com o ministério, a intenção é criar fundos com vocação similar, como fundos de desenvolvimento e fundos de logística, por exemplo.

O Ministério da Economia selecionou 237 ativos para serem incorporados aos primeiros Fundos Imobiliários (FIIs) da União. A expectativa é de que os editais piloto do projeto ‘Incorpora Brasil!’ sejam publicados em março deste ano.

O projeto tem sido tocado pela Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia com ativos selecionados pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU). De acordo com o ministério, a intenção é criar fundos com vocação similar, como fundos de desenvolvimento e fundos de logística, por exemplo. Grandes áreas poderão ser incorporadas para a criação de novos bairros ou para a criação de armazéns logísticos. O Aeroporto Carlos Prates em Belo Horizonte (60 hectares) e a Beira-Mar Sul em Florianópolis (130 hectares) estão entre os ativos selecionados.

“Estamos criando uma solução de atacado. Ao invés de vendermos imóvel a imóvel, podemos monetizar por meio de grandes lotes, o que nos garante escala de venda compatível com a oferta que temos”, avaliou, em nota, o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outra característica do projeto será a garantia de liquidez para grandes imóveis, que, se fossem vendidos isoladamente, não teriam o mesmo êxito do que a estratégia de dispersão de cotas dentro dos fundos. “Se eu ofereço um terreno em área nobre dentro de uma cidade para a criação de um empreendimento, eu fomento a indústria, de imediato, gerando empregos”, acrescentou Mac Cord.

Por enquanto, a pasta está na fase de sondagem de mercado para estruturação de fundos, etapa que vai até 28 de janeiro. Questionários foram enviados para os principais gestores e incorporadores do País, selecionados a partir da base de dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Também haverá reuniões individuais com os agentes, no Rio de Janeiro e em São Paulo, no fim do mês.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos