• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Quais setores serão mais afetados com a eventual volta de Trump? BofA avalia

O banco ressalta que, por outro lado, os grandes bancos podem se beneficiar de uma regulamentação menos dura

Por Aline Bronzati, correspondente

17/07/2024 | 20:10 Atualização: 17/07/2024 | 20:10

Estados Unidos (Foto: Envato Elements)
Estados Unidos (Foto: Envato Elements)

O Bank of America (BofA) vê os setores de saúde e as big techs como os setores que poderiam ser mais afetados em uma eventual gestão do ex-presidente Donald Trump ou o próprio contexto de eleições presidenciais nos Estados Unidos. Por sua vez, o sistema financeiro, em especial, os grandes bancos podem se beneficiar de uma regulamentação menos dura.

Leia mais:
  • Os planos de Trump para fazer uma mudança histórica no dólar
  • Ray Dalio se recusa a apoiar Biden ou Trump
  • Como a eleição presidencial americana pode afetar o dólar?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Quando pensamos em mudanças nos gastos fiscais, poderíamos ver um tratamento diferente dos benefícios fiscais sob uma presidência republicana versus uma democrata”, disse a diretora de ações para os EUA do Bank of America, Savita Subramanian, em conversa com jornalistas, nesta quarta-feira.

De acordo com ela, é “óbvio” esperar menos benefícios para as energias renováveis e as iniciativas verdes versus o setor de petróleo sob uma vitória de Trump. No âmbito dos cuidados de saúde, afirmou, há riscos de algumas mudanças em termos de incentivo fiscal dos dois lados, tanto republicano quanto democrata.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O setor de assistência à saúde está potencialmente em risco diante de qualquer um dos cenários eleitorais, dado que a regulamentação dos preços dos medicamentos provavelmente será uma espécie de ponto de campanha”, avaliou Subramanian. “Essa retórica pode pressionar o setor de produtos farmacêuticos em geral”.

E, em termos de despesas fiscais, a saúde é um dos setores que tem a segunda maior exposição a contratos governamentais, lembrou. A primeira é a defesa, mas o banco descarta cortes nesta frente, independentemente de quem vença nas urnas, por conta dos riscos geopolíticos atuais.

Do ponto de vista regulatório, os dois segmentos mais suscetíveis a impactos, a depender do resultado nas urnas, são o de grandes empresas de tecnologia, as big techs, e o sistema financeiro, mencionou a diretora do BofA.

“Para a tecnologia, acho que provavelmente veremos riscos regulatórios mais ao lado do proteção do consumidor, a partir da privacidade de dados e da cibersegurança”, explicou Subramanian.

Publicidade

Quanto ao setor financeiro, há riscos regulamentares, mas potencialmente menores para os bancos de grande porte e maiores para instituições regionais e outros agentes do sistema.

Fiscal e monetária

Para o economista-chefe do Bank of America para os EUA, Michael Gapen, as eleições tendem a parecer “realmente importantes” no momento, mas menos relevantes para os resultados econômicos e mercado. “Os fundamentos tendem a dominar”, explicou.

Gapen disse ainda que é “muito cedo” para avaliar possíveis medidas comerciais a serem adotadas nos EUA, a depender do resultado das eleições presidenciais, em novembro próximo. “A incerteza em torno da política comercial continua elevada e a incerteza tende a criar volatilidade”, disse. Algo em comum tanto com Biden quanto com Trump é um “realinhamento econômico”, acrescentou.

O economista se mostrou cético a possíveis mudanças fiscais e tributárias. A razão é a necessidade de ter a maioria no Congresso americano para conseguir aprová-las.

Sobre mudanças na política monetária dos EUA, Gapen disse que vê o Fed começando um ciclo de corte gradual no fim deste ano. Mas, novamente, o tema deve gerar incertezas no mercado e, consequentemente, volatilidade.

Publicidade

“Definitivamente vemos potencial para maior volatilidade nos próximos meses”, reforçou Subramanian.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bancos
  • Bank of America
  • big techs
  • Donald Trump
  • Eleições EUA
  • Saúde
Cotações
07/01/2026 6h44 (delay 15min)
Câmbio
07/01/2026 6h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dividendos em 2026: 14 ações protegidas de juros altos, eleições e mais impostos

  • 2

    Prisão de Maduro deve derrubar o petróleo e mudar o jogo do setor, dizem XP, Itaú e Genial

  • 3

    Nem Venezuela, nem eleições: Ibovespa deve ignorar incertezas e chegar a 192 mil pontos em 2026, diz Ágora

  • 4

    Revenda de bolsas de luxo esfria e muda planos da Geração Z; entenda

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em alta com otimismo em NY após operação de captura de Maduro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Veja estas três categorias que podem ser disponibilizadas pela Previdência Social
Logo E-Investidor
Veja estas três categorias que podem ser disponibilizadas pela Previdência Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando é possível atualizar dados pelo aplicativo do CadÚnico?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando é possível atualizar dados pelo aplicativo do CadÚnico?
Imagem principal sobre o Tenho direito ao saldo retido do FGTS? Veja como tirar a dúvida por telefone
Logo E-Investidor
Tenho direito ao saldo retido do FGTS? Veja como tirar a dúvida por telefone
Imagem principal sobre o Saiba como baixar o aplicativo CAIXA Tem para movimentar dinheiro do Bolsa Família
Logo E-Investidor
Saiba como baixar o aplicativo CAIXA Tem para movimentar dinheiro do Bolsa Família
Imagem principal sobre o Quais feriados de 2026 terão ponto facultativo?
Logo E-Investidor
Quais feriados de 2026 terão ponto facultativo?
Imagem principal sobre o Quem pode se inscrever no Programa Bolsa Família?
Logo E-Investidor
Quem pode se inscrever no Programa Bolsa Família?
Imagem principal sobre o INSS: como solicitar a pensão para filhos nascidos com Zika vírus?
Logo E-Investidor
INSS: como solicitar a pensão para filhos nascidos com Zika vírus?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como funciona o calendário escalonado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como funciona o calendário escalonado
Últimas: Tempo Real
Bolsas da Ásia fecham sem direção única sob incertezas geopolíticas
Tempo Real
Bolsas da Ásia fecham sem direção única sob incertezas geopolíticas

Intervenção dos EUA na Venezuela e ameaças de Trump de anexar Groenlândia influenciaram as ações de defesa

07/01/2026 | 06h16 | Por Redação
Fundos captam R$ 88,4 bilhões em 2025, mas ritmo desacelera em relação a 2024, diz Anbima
Tempo Real
Fundos captam R$ 88,4 bilhões em 2025, mas ritmo desacelera em relação a 2024, diz Anbima

Renda fixa lidera entradas no ano, enquanto multimercados e ações registram os maiores resgates líquidos

06/01/2026 | 18h46 | Por Bruna Camargo
Investidores locais ampliam posição em Localiza (RENT3) e reduzem exposição a Embraer (EMBJ3), Rumo (RAIL3) e WEG (WEGE3), diz Santander
Tempo Real
Investidores locais ampliam posição em Localiza (RENT3) e reduzem exposição a Embraer (EMBJ3), Rumo (RAIL3) e WEG (WEGE3), diz Santander

Após 40 reuniões no Rio e em São Paulo, banco identifica preferência por locação e cautela com transporte, bens de capital e valuation ele

06/01/2026 | 16h50 | Por Elisa Calmon
Ouro e prata sobem, renovam níveis do fim de 2025 e ampliam rali com busca por proteção
Tempo Real
Ouro e prata sobem, renovam níveis do fim de 2025 e ampliam rali com busca por proteção

Metais preciosos avançam em meio a riscos geopolíticos, tensão envolvendo Venezuela e Ucrânia e expectativa pelo payroll dos EUA

06/01/2026 | 15h55 | Por Thaís Porsch

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador