Últimas notícias

Apagão e Eletrobras puxam elétricas para o campo negativo

Índice de Energia Elétrica (IEEX) da B3 registrava queda na tarde desta terça-feira

Apagão e Eletrobras puxam elétricas para o campo negativo
  • O IEEX marcava 1,4% no terreno negativo, enquanto o Ibov operava com leve alta de 0,22%
  • Apagão gera um impacto negativo sobre as receitas das empresas

As ações do Índice de Energia Elétrica (IEEX) da B3 registravam queda na tarde desta terça-feira (15) puxadas por notícias negativas do setor, que enfrenta apagão elétrico em todas as regiões do Brasil, além das incertezas sobre a saída do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira do comando da empresa.

Dos 16 papéis que compõem o índice, apenas EGIE3 operava em uma leve alta de 0,48% às 15h30. O IEEX marcava 1,4% no terreno negativo, enquanto o Ibov operava com leve alta de 0,22%.

“O apagão gera um impacto negativo sobre as receitas das empresas”, avaliou o sócio da One Investimentos, Rafael Schmidt.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta manhã um enorme blecaute atingiu todas as unidades da federação, menos Roraima. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve uma falha no Sistema Interligado Nacional às 8h31. As causas ainda não foram divulgadas.

Sistema não tem problema de oferta

O apagão acontece num período em que o setor elétrico passa por um momento de excesso de oferta, com reservatórios em níveis confortáveis e com o sistema hidrelétrico passando por uma concorrência inédita com a geração solar e eólica. “É um sistema que não tem problema de oferta. O preço da energia vem caindo por conta disso”, avalia o sócio da Finacap Investimentos, Luiz Fernando Araújo.

Entre as maiores baixas do dia no IEEX estavam a Omega Energia (MEGA3) que chegou a bater abaixo dos 5% negativos. A Eletrobras (ELET3), registrava menos 3,5%, Cemig (CMIG4), com -2,75% e a CPFL Energia (CPL6), a -2,56%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos