A Eletrobras (ELET3; ELET6) informou ter concluído na terça-feira (29) a aquisição da participação de 51% na Eletronet, anteriormente detidos pela LT – Bandeirante, consolidando o controle sobre a empresa, que opera rede de fibra óptica integrada às redes de transmissão da companhia. O valor da operação não foi informado.
Em comunicado ao mercado, a Eletrobras destacou que, com a transação, adicionará mais de 17 mil quilômetros de rede de fibra óptica e serviços de telecomunicações aos mais de 14 mil quilômetros já explorados pela companhia.
“A consolidação permitirá o aproveitamento de sinergias comerciais entre a infraestrutura e a oferta aos clientes de ambas as empresas através do cross-selling (venda cruzada) entre energia e transporte de dados, como por exemplo, data centers, provedores e inteligência artificial”, afirmou.
Segundo a Eletrobras, a Eletronet registrou no ano passado uma receita de R$ 232 milhões, com Ebitda (lucro antes de juros, depreciação, amortização e impostos) de aproximadamente R$ 86 milhões, gerados através de uma carteira de mais de 390 clientes.
Como cita em todas as operações de compra e venda de participações acionárias, a Eletrobras (ELET3; ELET6) afirmou que essa operação reforça o compromisso da companhia com a otimização de participações com geração de valor e simplificação de sua estrutura conforme previsto em seu Plano Estratégico.