Embraer (EMBR3), a produtora de jatos brasileira (Foto: divulgação/ Embraer)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 1,7 bilhão para viabilizar a exportação de 13 aeronaves modelo E-175 da Embraer (EMBR3), à companhia aérea norte-americana SkyWest Airlines, que opera em parceria com a United Airlines, Delta Air Lines, American Airlines e Alaska Airlines.
A operação será realizada por meio do produto BNDES Exim Pós-Embarque, e as entregas estão previstas para ocorrer entre o quarto trimestre de 2025 e o final de 2026, informou o banco por meio de nota. O financiamento será pago em dólares pela SkyWest, gerando divisas para o Brasil e contribuindo para o fortalecimento da balança comercial, acrescentou.
A SkyWest Airlines, maior cliente da Embraer nos últimos anos, é também a maior operadora mundial do modelo E-175, com uma frota atual de 265 aeronaves, que deverá chegar a 279 unidades até o fim de 2026.
“O BNDES tem um papel fundamental na promoção da competitividade da indústria brasileira no mercado global. E a Embraer é resultado dessa atuação do Banco, que permitiu que a empresa alcançasse uma presença importante em vários países, sobretudo no mercado norte-americano”, afirmou o presidente do banco, Aloizio Mercadante, na mesma nota.
Ele lembrou ainda, que desde 1997 o BNDES já financiou US$ 26,7 bilhões em exportações de mais de 1.350 aeronaves da Embraer, o que garantiu condições competitivas à fabricante brasileira frente aos concorrentes globais. A Embraer (EMBR3) é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.