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A decisão reflete as melhorias contínuas nos indicadores de crédito e liquidez da Embraer, além de seus fortes resultados operacionais. A agência destacou a redução da alavancagem bruta da empresa, que caiu de 4,7 vezes em dezembro de 2023 para 2,5 vezes em 2024, e o aumento do fluxo de caixa livre de US$ 142 milhões para US$ 505 milhões no mesmo período.
Nos 12 meses encerrados em junho de 2025, a Embraer gerou um fluxo de caixa livre positivo de US$ 479 milhões, e a expectativa é que continue a registrar geração de caixa positiva nos próximos 12 a 18 meses, mesmo com os investimentos necessários na EVE.
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A Moody’s também ressaltou a posição da Embraer como líder na fabricação de jatos regionais e sua reputação como produtora confiável de aviões, apoiada por boa liquidez e um perfil de vencimento de dívida gerenciável. A classificação Baa3 considera ainda a possibilidade de a empresa receber financiamento de bancos públicos brasileiros, se necessário.
No entanto, a agência apontou que a classificação é limitada pela natureza cíclica do negócio de aviação e pela crescente concorrência, além dos investimentos significativos necessários para atender às necessidades dos clientes.
A liquidez da Embraer é considerada excelente, com um saldo de caixa que cobre todos os vencimentos de sua dívida até 2030. A empresa possui US$ 1,5 bilhão em caixa e investimentos de curto prazo, além de US$ 1 bilhão em linhas de crédito comprometidas.
A Moody’s indicou que uma pressão adicional para aumento da classificação exigiria uma melhoria contínua nos indicadores de crédito e liquidez da Embraer (EMBR3), enquanto um rebaixamento poderia ocorrer em caso de queda na demanda por novas aeronaves ou aumento da alavancagem devido ao crescimento financiado por dívida.
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