Aplicativo de inteligência artificial (IA) da OpenAI, o ChatGPT. (Foto: Ascannio em Adobe Stock)
O tempo das inteligências artificiais (IA) veio para ficar. Desde o boom do ChatGPT, ainda no final de 2022, as aplicações para essas ferramentas vêm se multiplicando todos os dias. No setorfinanceiro, sensível a questões como segurança, o uso das IAs pode ser uma resposta às demandas por maior transparência e dinamismo, vindas dos usuários.
Em meio à tendência, a Evertec + Sinqia estuda formas de integração do chatbot mais famoso do mundo aos aplicativos de bancos. A ideia da empresa do setor de pagamentos é aprimorar a experiência dos usuários e trazer mais agilidade para as operações que são realizadas diariamente.
Identificar gastos com alimentação, fazer pagamentos e ter acesso a outros dados da conta são algumas das atividades que podem ser impactadas pela integração desses aplicativos com o ChatGPT. E, para isso, uma simples pergunta ou comando de voz pode ser o suficiente — sem a necessidade de acessar o aplicativo ou ficar procurando o serviço desejado.
Outro diferencial que a novidade promete entregar aos usuários diz respeito a mais uma questão sensível do mundo contemporâneo: acessibilidade. O intuito é que todos os correntistas possam dar comandos de voz, em diversos idiomas.
Os anúncios foram feitos pela empresa durante a Febraban Tech 2024, evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) focado em tecnologia e inovação do setor financeiro, que chegou à 34ª edição e foi realizado entre os dias 25 e 27 de junho.