O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou na última quarta-feira (5) o financiamento de R$ 15 bilhões para resgatar empresas do Rio Grande do Sul, impactadas pela crise climática vivida há mais de um mês no Estado. As linhas de crédito especiais já haviam sido anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.
Leia também
Diversas companhias listadas na Bolsa de Valores poderão acessar os financiamentos oferecidos pelo governo federal, entre elas grandes empresas como Banrisul (BRSR6) e Gerdau (GGBR4), além de outras populares, como Lojas Renner (LREN3) e Grendene (GRND3).
- Tragédia climática no RS afeta Banrisul e seguradoras: entenda os impactos
O critério para fixar a cobrança de juros será o tamanho da empresa e a finalidade para a solicitação do crédito. O CMN ainda determinou que os juros poderão variar de 6% a 12% ao ano (aa). As linhas de crédito especiais poderão cobrir desde a compra de maquinário até a obtenção de capital de giro.
Nas operações de crédito disponibilizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as taxas serão de 6% a 11% aa para o tomador final. Já nas indiretas (quando outra instituição financeira opera recursos do BNDES), os juros deverão variar entre 7% e 12% aa. Em ambos os casos, os riscos de inadimplência serão das instituições concedentes dos empréstimos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As condições ainda preveem prazo de financiamento de 60 a 120 meses. Isto é, de 5 a 10 anos, sendo que a primeira parcela poderá ser paga entre 12 e 24 meses (um a dois anos), a depender da linha de crédito contratada.
Há cerca de um mês, a Gerdau suspendeu suas atividades, devido ao estado de calamidade pública, para fazer doações de itens como cestas básicas e kits de higiene em comunidades próximas. A Renner, por sua vez, teve 4% de suas unidades no território gaúcho fechadas de forma temporária.
Principais empresas gaúchas listadas na B3
- Banrisul (BRSR6)
- Gerdau (GGBR4)
- Kepler Weber (KEPL3)
- SLC Agrícola (SLCE3)
- Três Tentos (TTEN3)
- Marcopolo (POMO4)
- Randon (RAPT4)
- Lojas Renner (LREN3)
- Grendene (GRND3)
- Grupo Dimed (PNVL3)
- Lojas Quero-Quero (LJQQ3)
- Grazziotin (CGRA4)
- Taurus (TASA4)