Segundo a Energisa, a aquisição foi concluída por meio do pagamento total de R$ 1,438 bilhão, valor corrigido pela variação do IPCA desde a data do leilão, conforme previsto em edital.
No comunicado, a Energisa afirma que, com a aquisição, ingressa no setor de distribuição de gás, grande vetor para a transição energética no país, totalmente alinhada com sua estratégia de diversificação do portfólio em um novo segmento com elevado potencial de crescimento nos próximos anos e sinergias operacionais e administrativas com as demais linhas de negócios do Grupo Energisa.
A ES Gás é detentora da concessão para exploração dos serviços de gás canalizado e demais atividades correlatas e afins para a utilização por todo o segmento no mercado consumidor, seja como matéria prima, seja como geração de energia ou outras finalidades e usos possibilitados pelos avanços tecnológicos no Estado do Espírito Santo, com prazo da concessão até 2045.
A Energisa informou ainda que está em fase de contratação de empresa especializada para elaboração de laudo de avaliação, o qual será submetido à AGE, em conjunto com a proposta de aquisição.