A alta nos juros de financiamentos imobiliários (hipotecas) e os preços elevados de moradia fizeram com que as vendas de imóveis para famílias recuassem mais nos Estados Unidos, com perda de fôlego também nas obras iniciadas, afirma o Livro Bege, publicado nesta quarta-feira (19). O sumário de opiniões do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) que embasa as decisões de juros destaca, por outro lado, que esse cenário ajudou a estimular o leasing de apartamentos e os aluguéis, “que em geral permaneceram em alta”.
Leia também
Já o setor imobiliário pra fins comerciais desacelerou, nas construções e nas vendas, em quadro de problemas na oferta e custos elevados de construção e para empréstimos, diz o Livro Bege. Há ainda relatos “dispersos de queda nos preços de propriedades”, segundo ele. O leasing no setor industrial “seguiu robusto”, enquanto a demanda por escritórios foi modesta.
Ainda de acordo com o Livro Bege, banqueiros na maioria dos distritos reportam queda nos volumes de empréstimo, em parte como resultado da redução nos empréstimos imobiliários para o segmento residencial. A atividade no setor de energia, por sua vez, “expandiu moderadamente”, enquanto os relatos no setor de agrícola eram “mistos”, com condições de seca e custos elevados ao produtor ainda como um “desafio”. O relatório diz que as perspectivas mostravam-se “mais pessimistas, em meio a crescentes preocupações com o enfraquecimento da demanda”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos