

Por Sergio Caldas – O euro atingiu os menores níveis em quase 20 anos em relação ao dólar nesta terça-feira, em meio a preocupações de que a zona do euro possa estar se aproximando de um choque de energia que eventualmente leve o bloco à recessão. A moeda única chegou a ser negociada mais cedo a US$ 1,0280, seu menor patamar desde dezembro de 2002.
Estrategistas do Citi, citados pelo site MarketWatch, preveem que o euro continuará se desvalorizando até atingir a paridade em frente ao dólar, a menos que o salto nos preços do gás natural, deflagrado pela invasão da Ucrânia pela Rússia, chegue ao fim. Mais cedo, os futuros de gás natural europeus alcançaram os maiores níveis em quatro meses.
Segundo o Citi, o euro está refletindo a fragilidade da oferta de gás natural na Europa, após a Rússia reduzir o fornecimento da commodity a países da região em função das sanções que sofreu com o conflito na Ucrânia, mas há também as questões da recente explosão em instalações de GNL da Freeport nos EUA e de greves que afetam a produção da Noruega.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Há dúvidas sobre a capacidade da Europa de importar o volume de GNL necessário para compensar o corte nos fluxos da Rússia, casos eles não voltem aos níveis normais depois que o período de manutenção programado terminar, em 21 de julho, afirma o Citi.
“Se os fluxos voltarem para níveis quase normais, então poderemos esperar ver menos dependência de importações de GNL e deveremos ver o aperto no mercado diminuir à medida que as instalações de armazenamento europeias atingirem sua meta de 80%”, dizem estrategistas do Citi. Às 12h22 era cotada a US$ 1,0164.
*Com informações da Dow Jones Newswires e MarketWatch