Publicidade

Últimas notícias

ExxonMobil ameaça processar Rússia por impedir saída de projeto

Um decreto do Kremlin proíbe certas transações até o fim do ano e impede que a Exxon de realizar negociação

ExxonMobil ameaça processar Rússia por impedir saída de projeto
(Foto: Jim Young/Reuters)

(Estadão Conteúdo) – A ExxonMobil alertou que irá processar o governo da Rússia, a menos que Moscou permita que a multinacional americana abandone um grande projeto de petróleo e gás no país, segundo fontes com conhecimento do assunto.

Um decreto do Kremlin que proíbe certas transações até o fim do ano vem desde o início de agosto impedindo a Exxon de transferir a operação e vender sua fatia de 30% no projeto Sakhalin-1, no Extremo Oriente da Rússia.

Antes do decreto, Exxon havia informado em documento regulatório que iria transferir as atividades operacionais para outra parte, após a invasão da Ucrânia por forças russas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A iniciativa da Rússia para barrar transações do tipo, que o presidente Vladimir Putin poderá eventualmente estender além de 2022, inibe o direito da Exxon e impede sua capacidade de sair com segurança das operações do projeto, afirmou a petrolífera em comunicado.

O governo russo, por meio de sua embaixada nos EUA, se recusou a comentar. A estatal Rosneft, que é sócia no Sakhalin, disse que as divergências financeiras entre parceiros do projeto decorrem da decisão unilateral da Exxon de reduzir a produção, numa decisão que resultou em perdas para o consórcio.

Às 9h36 (de Brasília), a ação da Exxon operava em baixa de 1,3% nos negócios do pré-mercado em Nova York.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Web Stories

Ver tudo
<
>