Publicidade

Tempo Real

Brainard, do Fed, afirma monitorar de perto riscos em cripto

Brainard destacou que há riscos nessas novas tecnologias, como de fraudes e manipulações

Brainard, do Fed, afirma monitorar de perto riscos em cripto
Foto: Envato Elements.

Por Gabriel Bueno da Costa – Vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Lael Brainard afirmou hoje que a volatilidade recente “expôs sérias vulnerabilidades no sistema financeiro cripto”. Em discurso, a autoridade argumentou pela necessidade de que a regulação abarque também as finanças dos criptoativos, que segundo ela estão suscetíveis aos mesmos riscos do setor financeiro tradicional.

Brainard destacou que há riscos nessas novas tecnologias, como de fraudes e manipulações. Entre eles, citou corridas contra um ativo, vendas rápidas, desalavancagem, a interconexão entre eles e o contágio, bem como fraude, manipulação e evasão fiscal. Segundo ela, a regulação “forte” não impedirá a inovação, mas permitirá a investidores e desenvolvedores construir uma “infraestrutura financeira nativa digital resiliente”. Isso ajudará bancos, provedores de pagamentos e companhias de tecnologia financeira a melhorar a experiência dos clientes, acertar pagamentos mais rápido, a reduzir custos e a permitir melhorias em produtos e customização.

Segundo Brainard, o Fed “monitora de perto eventos recentes” nos quais riscos do sistema de criptoativos ficaram evidentes, com muitos investidores sofrendo perdas. Apesar de “perdas significativas para investidores, o sistema financeiro cripto não parece ainda tão grande nem tão interconectado com o sistema financeiro tradicional para representar um risco sistêmico”, avaliou. Para ela, esse é o momento certo para apertar a regulação e evitar eventuais contágios adiante.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Brainard citou casos recentes, como a perda de valor da TerraUSD, uma stablecoin algorítmica que, em tese, manteria valor atrelado ao dólar, mas perdeu esse piso. E também apontou que empréstimos descentralizados, que dependem de mais colateral como substituto para intermediação, podem acabar por amplificar estresses, ao criar ondas de liquidações quando os preços caem.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>