Últimas notícias

Brainard, do Fed, afirma monitorar de perto riscos em cripto

Brainard destacou que há riscos nessas novas tecnologias, como de fraudes e manipulações

Foto: Envato Elements.

Por Gabriel Bueno da Costa – Vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Lael Brainard afirmou hoje que a volatilidade recente “expôs sérias vulnerabilidades no sistema financeiro cripto”. Em discurso, a autoridade argumentou pela necessidade de que a regulação abarque também as finanças dos criptoativos, que segundo ela estão suscetíveis aos mesmos riscos do setor financeiro tradicional.

Brainard destacou que há riscos nessas novas tecnologias, como de fraudes e manipulações. Entre eles, citou corridas contra um ativo, vendas rápidas, desalavancagem, a interconexão entre eles e o contágio, bem como fraude, manipulação e evasão fiscal. Segundo ela, a regulação “forte” não impedirá a inovação, mas permitirá a investidores e desenvolvedores construir uma “infraestrutura financeira nativa digital resiliente”. Isso ajudará bancos, provedores de pagamentos e companhias de tecnologia financeira a melhorar a experiência dos clientes, acertar pagamentos mais rápido, a reduzir custos e a permitir melhorias em produtos e customização.

Segundo Brainard, o Fed “monitora de perto eventos recentes” nos quais riscos do sistema de criptoativos ficaram evidentes, com muitos investidores sofrendo perdas. Apesar de “perdas significativas para investidores, o sistema financeiro cripto não parece ainda tão grande nem tão interconectado com o sistema financeiro tradicional para representar um risco sistêmico”, avaliou. Para ela, esse é o momento certo para apertar a regulação e evitar eventuais contágios adiante.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Brainard citou casos recentes, como a perda de valor da TerraUSD, uma stablecoin algorítmica que, em tese, manteria valor atrelado ao dólar, mas perdeu esse piso. E também apontou que empréstimos descentralizados, que dependem de mais colateral como substituto para intermediação, podem acabar por amplificar estresses, ao criar ondas de liquidações quando os preços caem.