(Estadão Conteúdo) – As pressões inflacionárias cresceram nos Estados Unidos desde abril, revela o Livro Bege, sumário das condições econômicas elaborado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), divulgado hoje. Segundo o documento, as empresas esperam contínuo aumento dos custos e dos preços nos próximos meses.
O relatório destaca que os preços de venda avançaram de forma moderada, enquanto os de produção tiveram alta mais acentuada. “Os custos de insumos continuaram a aumentar em toda a linha, com muitos contatos notando aumentos acentuados nos preços das matérias-primas de construção e manufatura”, destaca.
Aumentos nos custos com frete, embalagem e produtos petroquímicos também foram relatados, de acordo com o Livro Bege, que disse que as empresas atribuíram o movimento a problemas na cadeia produtiva.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O fortalecimento da demanda, no entanto, permitiu que algumas empresas, principalmente fabricantes, construtoras e empresas de transporte, repassassem grande parte dos aumentos de custos para seus clientes”, conclui.