A definição desses feriados segue a Resolução nº 4.880 de 2020 do Conselho Monetário Nacional, que estabelece que sábados, domingos e feriados de âmbito nacional não são considerados dias úteis para operações bancárias.
O primeiro feriado bancário de 2025 foi o dia 1º de janeiro (Ano Novo). Ao longo do ano, os outros feriados bancários serão:
- 1º de maio: Dia do Trabalhador;
- 19 de junho: Corpus Christi;
- 7 de setembro: Independência do Brasil;
- 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro: Dia de Finados;
- 15 de novembro: Proclamação da República;
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro: Natal.
Além desses, no dia 31 de dezembro (quarta-feira), não haverá expediente bancário, como já é tradição no último dia útil do ano.
Para minimizar os impactos nos dias sem atendimento, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que os clientes utilizem os canais digitais — como sites, aplicativos de celular, caixas eletrônicos e atendimento telefônico — para realizar pagamentos, transferências e demais serviços bancários.
Se uma conta ou boleto vencer em um dia de feriado ou no último dia útil do ano, o pagamento poderá ser feito no dia útil seguinte sem acréscimos. Em geral, os tributos (federais, estaduais ou municipais) já têm suas datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados. Se, por acaso, não estiverem ajustadas, recomenda-se antecipar o pagamento ou agendar via canais eletrônicos, como internet banking, mobile banking ou caixas eletrônicos.
Por fim, a Febraban lembra que o uso dos meios digitais é prático e seguro, pois permite realizar a maioria das operações financeiras sem precisar se deslocar até uma agência.
Já no Mercado de Ações e Derivativos (Listado B3), todas as operações ficam suspensas, sem negociações, liquidações, movimentações ou registros. O mesmo acontece no Mercado Balcão B3, onde são negociados títulos públicos e privados diretamente entre as partes, que também permanecerá inativo, sem registros, liquidações ou movimentações.
Quanto à infraestrutura para financiamento, os sistemas permanecem abertos, mas sem qualquer alteração no horário de funcionamento, o que não implica necessariamente na realização de novas operações. A plataforma Insurconnect, utilizada para o registro e movimentação de apólices de seguro, também ficará parada, sem registros ou movimentações.
No Tesouro Direto, as atividades igualmente estarão suspensas, impossibilitando a compra, venda ou investimento em títulos públicos durante o feriado. Por fim, os serviços da Câmara de Câmbio B3, responsáveis pela contratação, compensação e liquidação de operações de câmbio, também não estarão disponíveis no dia 1º de maio.
Transporte público funciona no 1º maio?
No feriado do dia 1º de maio, o transporte público, considerado serviço essencial, operará com linhas especiais. Em algumas cidades, o uso de metrô, trem e ônibus poderá ser gratuito, conforme políticas locais. O horário de funcionamento será mantido como nos domingos e feriados, com eventuais ajustes em algumas linhas, dependendo da demanda.
E os serviços de saúde?
Os serviços de emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, funcionarão normalmente, 24 horas por dia. Já as unidades especializadas de saúde e as farmácias públicas estarão fechadas no dia 1º de maio, com retorno previsto para o expediente normal no dia 2 de maio (sexta-feira).
Segurança pública no feriado do Dia do Trabalhador
As atividades de segurança em dias de feriado, incluindo polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros, seguirão com atendimento ininterrupto durante todo o feriado, garantindo o suporte e a proteção da população.