

O mês de abril tem dois feriados no Brasil: Paixão de Cristo nesta sexta-feira (18) e o Dia de Tiradentes, na próxima segunda-feira (21). Ambos são considerados feriados nacionais, ou seja, não permitem o ponto facultativo, e afetam diversos setores do país, incluindo mercados financeiros, bancos e serviços públicos. Segundo a lei nº 662, de 1949, só são permitidas, nos feriados nacionais, atividades privadas e administrativas absolutamente indispensáveis.
Durante esses dias, a B3 — a bolsa de valores brasileira — não terá funcionamento em nenhum dos seus mercados e sistemas operacionais. Na sexta e na segunda, estarão suspensas as negociações nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs (Exchange Traded Fund ) de renda fixa e derivativos listados, assim como as operações no mercado de empréstimo de ativos.
Também não haverá registro de operações relacionadas aos títulos do agronegócio, nem contratação, compensação ou liquidação de operações e movimentações de garantias na Câmara B3. A Central Depositária de Renda Variável permanecerá sem movimentações, e o mercado de câmbio pronto operado pela Câmara de Câmbio B3 também ficará inativo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Balcão da B3, que inclui operações com títulos públicos federais, o funcionamento será igualmente suspenso. Não haverá:
- Negociação no mercado de títulos públicos;
- Registro de operações no Subsistema de Registro;
- Movimentações no Subsistema de Depósito Centralizado;
- Movimentações de garantias no Sistema Cetip | Colateral;
- Liquidação de operações no Subsistema de Compensação e Liquidação.
Por outro lado, os sistemas da área de Infraestrutura para Financiamento da B3 não terão alterações de horário, ou seja, permanecem disponíveis, mas sem impacto prático, já que a maioria dos mercados estará parada.
O sistema Insurconnect, responsável pelo registro e movimentação de apólices de seguros, também estará inativo nesses dois dias, sem registro nem movimentação de dados. Da mesma forma, o Tesouro Direto — plataforma de negociação de títulos públicos voltada para pessoas físicas — estará suspenso, sem novas negociações ou conformações de investimentos.
A Câmara de Câmbio da B3, responsável pela liquidação e garantias de operações cambiais, também não funcionará, ficando sem qualquer atividade de contratação, compensação ou movimentação de garantias.
Veja, na tabela abaixo, um resumo do funcionamento da B3:
Bancos
Durante os feriados nacionais de abril, as agências bancárias estarão fechadas. No entanto, o sistema Pix seguirá funcionando normalmente, operando 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana. Contas e boletos com vencimento nos dias de feriado poderão ser pagos no próximo dia útil, terça-feira (22), sem cobrança de juros ou multas.
Publicidade
Vale ressaltar que, no caso das loterias, o calendário segue esta regra:
Transporte público
Nos dias 18 e 21 de abril, o transporte público, considerado um serviço essencial, funcionará com linhas especiais e passagens de graça, incluindo metrô, trem e ônibus. Além disso, o horário de funcionamento permanecerá o mesmo.
Saúde e segurança
Na área da saúde, os serviços de emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III estarão em funcionamento 24 horas por dia. Já as unidades especializadas e farmácias públicas não funcionarão na sexta-feira (18), retomando o atendimento apenas na terça-feira (22).
A segurança pública, incluindo polícia e corpo de bombeiros, seguirá operando normalmente, com funcionamento ininterrupto durante todo o feriado.
Confira, na tabela abaixo, um resumo elaborado pela equipe do E-Investidor sobre o que funciona, o que fecha e o que pode ocorrer em feriados nacionais:
Publicidade