Por André Marinho – A Fitch Ratings avalia que a postura mais firme do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) contra a inflação aprofunda os desafios que rondam o cenário de economias emergentes.
Leia também
Além dos juros mais altos nos Estados Unidos, a agência explica que esses países enfrentam ainda a desaceleração da economia global, escalada inflacionária, piora nas condições financeiras, fortalecimento do dólar e alta nos preços de alimentos e energia.
De acordo com a instituição, as nações exportadoras de commodities constituem exceção à tendência, com impulso ao valor em dólar do Produto Interno Bruto (PIB). O cenário ajuda a melhorar os padrões de vida, a reduzir a relação dívida/PIB e a facilitar o pagamento do passivo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Fitch já rebaixou a nota de crédito de 10 soberanos desse grupo este ano, mais do que o total do ano passado. Apesar disso, houve uma melhora na incidência de países com perspectiva positiva. “Isso sugere que o ritmo dos rebaixamentos deve desacelerar”, destaca.