Fábrica da CSN em Volta Redonda, RJ. Foto: Marcos Arcoverde/Estadão
Por Elisa Calmon – A Fitch reiterou a classificação ‘BB’ da CSN para o rating de inadimplência de emissor (IDRs) de longo prazo em moeda estrangeira e local, com perspectiva positiva. Além disso, manteve a nota ‘AAA(bra)’ para o em escala nacional, mas com perspectiva estável.
“Os ratings da CSN refletem a forte posição de negócios e competitividade de custos de seus negócios de minério de ferro e operações de aços planos no Brasil”, justifica a Fitch.
A agência complementa que as classificações também levam em consideração a diversificação do fluxo de caixa somada às operações siderúrgicas da empresa no exterior, bem como sua crescente presença na indústria brasileira de cimento.
Já a perspectiva positiva engloba a expectativa da Fitch de reduções contínuas na dívida bruta e líquida da empresa devido ao forte fluxo de caixa operacional devido aos preços elevados do minério de ferro.
A Fitch manteve ainda as notas seniores sem garantia da CSN Inova Ventures e da CSN Resources S.A., que são garantidas pela CSN, em ‘BB’/RR4’.