A Fitch Ratings anunciou que mudou a classificação da Argentina em seu ranking de crédito. Agora, o país foi de C para CC, mas o rating de longo prazo em moeda local está em CCC-.
Em um comunicado, a empresa contou que a decisão de melhorar o rating da Argentina aconteceu por causa da revisão da perspectiva, já que o país não fez um processo de calote quando as autoridades desistiram do swap em março. No entanto, a empresa reforçou que o índice CC demonstra que ainda existe o risco de calote no futuro.
“Assim, na visão da Fitch, é cada vez mais difícil vislumbrar um plano de ajuste pós-eleitoral suficiente para garantir um acúmulo sustentado de reservas e recuperação do acesso ao mercado”, informaram no comunicado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A agência ainda previu uma contração de 3,4% no PIB em 2023 e um déficit primário do governo com aumento de 3,2% do PIB.
Após a notícia da Fitch Rating, o índice S&P Merval (MERV), da bolsa da Argentina, está operando com alta de 0,16% no início da tarde desta quarta-feira (14), cotado a 382.670,13.