Publicidade

Tempo Real

Fitch vai esperar até o próximo ano para julgamento final em meio à pandemia

O que este conteúdo fez por você?
  • A Fitch rebaixou um recorde de 35 países, incluindo 10 mais de uma vez, no ano passado, quando a pandemia paralisou economias e elevou os níveis da dívida

(Reuters) – A agência de classificação de risco Fitch informou que deve esperar até o próximo ano antes de tomar a decisão final sobre muitos dos países que ainda estão em alerta de rebaixamento devido à crise da Covid-19.

A Fitch rebaixou um recorde de 35 países, incluindo 10 mais de uma vez, no ano passado, quando a pandemia paralisou economias e elevou os níveis da dívida.

O cenário parece estar longe do fim. A empresa ainda tem 35 países com rating soberano com “perspectiva negativa” – linguagem da agência de classificação para alerta – variando dos mais bem classificados, como os Estados Unidos e Austrália, para muitos no final do espectro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Estatisticamente, isso apontaria para outra grande onda de cortes. Historicamente, 63% das perspectivas negativas da Fitch acabaram em rebaixamento, embora as crises tendam a ser diferentes e essa, especialmente, tem sido assim.

Na sequência da crise financeira em 2009 e 2010, 46% e 43% dos países colocados em perspectivas negativas nesses respectivos anos foram rebaixados dentro de cerca de 6 meses. Desta vez, o saldo foi de apenas 21%, embora muitos tenham sido colocados em alerta há quase um ano.

O diretor-gerente da Fitch para soberanos globais e supranacionais, Tony Stringer, disse que a natureza única da pandemia combinada com a incerteza sobre a recuperação e as taxas de juros globais significam que muitas dessas decisões de classificações de risco precisarão de mais tempo.

“Só no ano que vem veremos o julgamento final de muitos desses países”, disse Stringer à Reuters.

Publicidade

“Não espero ver um número significativo de ações negativas nos próximos meses. Acho que vai demorar mais para avaliar como os países estão lidando com a fase de recuperação e, em seguida, ver os planos de consolidação fiscal.”

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
Como investir em vinho? Confira as melhores dicas
Nota Fiscal Paulista sorteia R$ 2 milhões para encerrar 2024; veja quando
Parcelado ou à vista? Descubra o jeito certo de fazer compras grandes
5 mudanças que vão fazer seu dinheiro render mais em 2025
>