Últimas notícias

FMI: medidas para conter 2ª onda de covid devem pesar na atividade da zona do euro

  • Por isso, dirigentes da entidade pedem mais apoios monetário e fiscal para atenuar os impactos da crise e manter a trajetória de recuperação econômica

(Estadão Conteúdo) – As medidas restritivas para conter a segunda onda de covid-19 na zona do euro devem pesar na atividade econômica no curto prazo, afirmou há pouco o Fundo Monetário Internacional (FMI), em relatório.

Por isso, dirigentes da entidade pedem mais apoios monetário e fiscal para atenuar os impactos da crise e manter a trajetória de recuperação econômica. “Uma acomodação monetária adicional pode ser necessária, dependendo da inflação, especialmente em um cenário de baixa”, diz o texto. Ainda assim, o FMI elogiou as medidas tomadas até agora pelas autoridades fiscais e pelo Banco Central Europeu (BCE).

“O PIB real da zona do euro diminuiu acentuadamente no primeiro semestre do ano, mas as respostas sem precedentes a nível nacional e da UE ajudaram a amortecer o impacto da crise”, diz o relatório. “Os riscos permanecem negativos. A eficácia do fundo de recuperação da UE dependerá de sua rápida implantação”, acrescenta, alertando para os riscos de se retirar os estímulos prematuramente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos