Os acionistas da Gafisa (GFSA3), em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta segunda-feira (09), rejeitaram o cancelamento do aumento de capital social, informou a companhia em documento entregue à CVM. Foram registrados 10.100.836 votos favoráveis à matéria, 2.437.280 abstenções e 19.409.690 votos contrários.
Leia também
A AGE também rejeitou a propositura de ação de responsabilidade contra administradores e membros do conselho fiscal da companhia, por alegados prejuízos causados à companhia em decorrência de supostos atos ilícitos e operações irregulares entre 2019 e 2022. Foi rejeitada ainda a proposta de destituição dos membros do colegiado e do conselho de administração.
O aumento de capital de R$ 78 milhões vem sendo questionado pela gestora Esh Capital, que considera a operação ilegal, por não ter passado por análise dos acionistas minoritários. A Esh pediu a convocação de outra assembleia, além desta realizada, “com o objetivo de suspender os direitos políticos até que a OPA (oferta pública de aquisição) de poison pill seja realizada”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O desembargador Azuma Nishi do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) barrou a liminar que ele mesmo havia concedido a gestora na semana passada suspendendo o aumento de capital. A empresa alegou ao magistrado que, sem os recursos do aumento de capital, seu caixa poderia ser comprometido e provocar “severa crise de liquidez”.