Programa deve beneficiar mais de 15 milhões de brasileiros (Foto: Adobe Stock)
O governo federal lançou, nesta quinta-feira (4), o ‘Gás do Povo’, a versão turbinada do Auxílio Gás. O lançamento aconteceu na maior comunidade de Belo Horizonte (MG), o Aglomerado da Serra, e contou com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A nova aposta do governo pretende alcançar 15,5 milhões de famílias em todo País até março de 2026, três vezes mais beneficiários se comparado ao programa atual.
O novo vale-gás já está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, com R$ 5,1 bilhões reservados para o programa. Batizado de Gás do Povo, ele substitui o atual Auxílio Gás e muda a forma de repasse: em vez do pagamento em dinheiro, os beneficiários terão direito à retirada de botijões diretamente em revendedoras credenciadas pelo governo. A expectativa é de que as primeiras entregas ocorram já em novembro deste ano.
“Vocês verão pelas ruas, nas vilas, nos morros, nos nossos aglomerados, os postos de distribuição com a placa: ‘Aqui tem Gás do Povo’. Isso é justiça social na veia”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após o lançamento.
Revendedores que desejam participar do projeto devem se credenciar voluntariamente na Caixa Econômica Federal, operadora do programa. As empresas revendedoras devem entregar o botijão ao beneficiário e serão “ressarcidas” pelo banco público no valor do preço de referência do Gás liquefeito de petróleo (GLP) do Estado de domicílio da família.
Quem tem direito e como exigir o novo auxílio
Terão direito ao benefício todas as famílias inscritas no Cadastro Únidco (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa – isto é, R$ 759 – com prioridade para os que recebem Bolsa Família. Para os beneficiários, haverá uma espécie de valor em vale-gás, que não poderá ser utilizado para outros fins. Em nota oficial, o governo federal explica:
Cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar: até três botijões para famílias de dois integrantes; até quatro para famílias com três integrantes; e até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros. Ao todo, o programa distribuirá cerca de 65 milhões de botijões por ano.
Para requisitar o Gás do Povo, existirão algumas formas. O beneficiário poderá, por meio de um aplicativo gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), localizar locais de revendas credenciadas e acessar o seu vale eletrônico.
Com o QR Code, vale impresso via Caixa Econômica e cartão do Bolsa Família ou benefício, será possível retirar os botijões. Maiores detalhes serão fornecidos até 30 de outubro.