

A Genial Investimentos prevê que as ações da Direcional (DIRR3) e da Smartfit (SMFT3) sejam incluídas na próxima composição do Ibovespa, que valerá para o período de maio a agosto deste ano. A primeira prévia do quadrimestre está marcada para ser divulgada no dia 1º de abril.
Os dois papéis, na previsão da corretora, ocupariam os lugares de LWSA (LWSA3) e da Automob (AMOB3). Esta última estreou no índice em 16 de dezembro de 2024, mas não decolou. No ano, Automob carrega um negativo de quase 25% até aqui.
“De acordo com nosso modelo, essas alterações refletem critérios como volume de negociação e presença em pregões ao longo do período de avaliação”, destaca o estrategista de ações, Filipe Villegas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo ele, São Martinho (SMTO3) também vem sendo monitorada pela corretora a deixar o índice, “embora esse anúncio possa ocorrer apenas nas próximas prévias”, acrescenta Villegas. “Entre as duas possíveis inclusões, a maior probabilidade, segundo as projeções, está com Direcional, que apresentou desempenho e liquidez mais consistentes nos últimos meses”, justifica o estrategista.
Se as previsões se confirmarem, o Ibovespa se manterá com 87 empresas a partir da próxima carteira. A projeção tem como base a metodologia do índice e o desempenho recente das ações mais negociadas na B3.
Entre os destaques positivos estão Weg (WEGE3), SmartFit (SMFT3), Direcional (DIRR3), Klabin (KLBN11) e Vale (VALE3), que devem apresentar os maiores aumentos de participação no índice, conforme ainda a Genial.
Por outro lado, empresas como Itaú (ITUB4), B3 (B3SA3), Hypera (HYPE3), Petrobras ON (PETR3) e Eletrobras (ELET3) devem ter redução em suas participações na nova configuração. “Essa diminuição pode estar relacionada à performance recente, volume negociado ou mudanças na liquidez desses ativos”, afirma Villegas.
Publicidade
As alterações projetadas, segundo ele, demonstram como a dinâmica de mercado impacta diretamente a composição do principal índice da bolsa brasileira, influenciando tanto investidores passivos quanto estratégias ativas de alocação.
Olho nas prévias
As prévias da B3 são divulgadas com espaçamento quinzenal e servem como referência para ajustes por parte dos gestores e investidores institucionais que acompanham de perto a composição do Ibovespa. A primeira prévia ocorrerá já no dia 1º de abril. A segunda no dia 16 e a terceira no dia 30. Nesta data, já com os ativos definitivos da próxima carteira, segundo a própria B3.