A Gafisa (GFSA3), construtora e incorporadora brasileira, divulgou ao mercado nesta segunda-feira (26) esclarecimentos sobre as intensas oscilações dos seus ativos entre os dias 12 e 23 de setembro.
As informações foram solicitadas pela B3 na sexta (23). No pregão desta terça-feira (27), um dia após a divulgação do documento, as ações da Gafisa (GFSA3) fecharam em queda de 7,9%, a R$ 8,39.
A maior alta registrada entre 12 e 23 de setembro ocorreu na sexta-feira (23), quando houve uma valorização de 9,9%, fechando a R$ 11,78.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Luiz Fernando Ortiz, diretor de relações com investidores, assinou comunicado que justifica a oscilação pelo grupamento de ações aprovado no dia 10 de agosto de 2022. O grupamento é uma técnica contrária ao desdobramento, em que várias ações de uma companhia são incorporadas em uma, conhecida como “inplit”.
“Dessa forma, a Companhia esclarece que o dia 23 de setembro de 2022, no qual haveria oscilações aparentemente atípicas, consistiu no primeiro dia de início da negociação das ações de forma grupada no âmbito do Grupamento de Ações, o qual havia sido objeto de Fato Relevante”, diz o documento.
Além disso, a Gafisa (GFSA3) também informou que a empresa tem avaliado uma nova oferta pública de ações e divulgou Fato Relevante sobre o assunto.