Últimas notícias

Grupo Soma (SOMA3) tem lucro maior no 1º tri

O lucro líquido consolidado do Soma foi de 42,5 milhões no primeiro trimestre, alta de 22,8% ano a ano

Grupo Soma (SOMA3) tem lucro maior no 1º tri
A Hering é uma das marcas que faz parte do Grupo Soma. Foto: Clayton de Souza/Estadão
  • A margem bruta do Soma cresceu 2,3 pontos percentuais no trimestre, a 55,3%, mas a empresa ressaltou que o resultado da Hering ainda reflete problemas na cadeia produtiva.

O grupo de vestuário Soma teve alta no lucro líquido do primeiro trimestre frente a um ano antes, à medida que o aumento de vendas em todas as suas marcas compensou as dificuldades de recomposição de margens da Hering relacionadas à capacidade produtiva.

O lucro líquido consolidado do Soma foi de 42,5 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de 22,8% ano a ano na base pró-forma, que considera os resultados da Hering anteriores à aquisição da marca no ano passado.

Na base ajustada, que desconsidera efeitos não recorrentes, como fiscais, o lucro foi de 53,6 milhões de reais, contra 10,6 milhões de reais no mesmo período de 2021, também pró-forma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O grupo teve receita bruta de 1,17 bilhão de reais no trimestre, avanço de 56,2%, com o faturamento mais do que duplicando nas lojas físicas, diante de melhora no cenário sanitário ligado à pandemia de Covid-19. A Hering reportou o melhor primeiro trimestre de sua história em termos de receita bruta.

As vendas em mesmas lojas da Hering cresceram 58,9% na base anual e vieram 30,8% maiores em comparação ao mesmo trimestre de 2019, período pré-pandemia. No total das outras marcas do grupo, como Farm e Animale, as vendas comparáveis expandiram 31,4%.

O Soma disse que obteve de janeiro a março a maior aquisição de clientes de sua história, “reforçando nossa tese de ganho constante de market share”, diz a empresa no balanço.

A margem bruta do Soma cresceu 2,3 pontos percentuais no trimestre, a 55,3%, mas a empresa ressaltou que o resultado da Hering ainda reflete problemas na cadeia produtiva.

“Apesar de no consolidado enxergarmos um ganho de margem bruta, entendemos que, principalmente pelo efeito temporal nas margens da Hering, para os próximos trimestre é esperada uma recomposição gradual da margem bruta percentual com a evolução da capacidade produtiva e normalização da cadeia”, disse a empresa.

Publicidade

O Soma vem vendendo mais para o atacado do que costumava, o que reduz o lucro, diante de um parque industrial sem capacidade suficiente para acompanhar o crescimento da Hering.

O resultado operacional da empresa medida pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado no trimestre foi de 104,3 milhões de reais, crescimento de 256% em um ano. A margem Ebitda foi a 10,2%, ante 4,6%.

As despesas totais da companhia avançaram 50,8%, para 466,5 milhões de reais, nos três meses encerrados em março, com gastos para incorporação de empresas, além de comissões pagos a pessoal por causa do retorno às atividades presenciais.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos