Publicidade

Últimas notícias

Guedes diz que Correios e Petrobras podem se tornar irrelevantes

O ministro da Economia voltou a defender a privatização das estatais

Guedes diz que Correios e Petrobras podem se tornar irrelevantes
Paulo Guedes volta a ganhar atenção, dessa vez por denúncias envolvendo ações em paraísos fiscais, também chamados offshores. Foto: Gabriela Biló/ Estadão

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (1) que o governo precisa avançar em sua agenda de privatização sob o risco de perder apoio, já que foi eleito com essa plataforma, pontuando que os Correios têm o risco de virar uma empresa irrelevante em dois, três anos, bem como a Petrobras.

Sobre os Correios, o ministro afirmou que grandes varejistas já estão, neste momento, investindo em seus próprios negócios de logística. Já a respeito da Petrobras, ele ressaltou que o mundo inteiro está indo em direção à economia verde.

“O Correios vai ter que virar uma empresa de logística, e pior (do que concorrentes). Vende rápido porque tem o risco de daqui a dois três anos estar irrelevante. Ou vende ou perde valor… Isso se aplica à Petrobras também”, afirmou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Discursando em cerimônia de certificação de um indicador de governança de estatais federais, Guedes frisou ser preciso aperfeiçoar a gestão das empresas públicas, mas sem perder de vista a missão de “encaminhá-las para o mercado”.

Ele argumentou que a estatal que era mais bem avaliada em governança foi “assaltada”. “Se a Petrobras foi assaltada, por que não serão as outras?”, questionou, ao reforçar a necessidade de privatizar e transformar o Estado.

Segundo o ministro, o país não está conseguindo tirar petróleo do chão na velocidade necessária para erradicar a miséria.

“A Petrobras está sob risco, daqui a dez, 15, 20 anos o mundo vai fazer a transição para fora do petróleo, vai embora para o carro elétrico, e esse tipo de coisa vai desaparecer”, afirmou Guedes, destacando que “até os Emirados (Árabes) fizeram melhor” em transformar suas reservas de petróleo em riqueza.

O ministro também pontuou que não faz sentido o BNDES carregar uma carteira de ativos e que esses recursos seriam mais bem empregados em investimentos públicos como ferrovias e rodovias.

Publicidade

De acordo com Guedes, durante a próxima campanha à Presidência o governo irá trabalhar nesses temas, “como erradicar a pobreza, como reduzir o endividamento e baixar as taxas de juros no Brasil, como transformar o capital público”.

Web Stories

Ver tudo
<
>